Apresse-se para fazer o bem

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


Apresse-se para fazer o bem.
Se você for vagaroso,
a mente, deliciando-se com a travessura,
pegará você.
Buda diz: “Apresse-se para fazer o bem”.
Por que “apresse-se”? Por que fazer o bem imediatamente? A mente diz: “Amanhã! Espere! Vamos pensar a respeito”. E, pensando, nunca se chega a nenhuma conclusão. Lembre-se: pensar jamais nos faz chegar a nenhuma conclusão. Há dez mil anos o homem faz filosofia e não há uma única conclusão na filosofia. Eles não chegaram a nenhuma verdade. E eles continuam fazendo o mesmo. O mesmo argumento continua sendo repetido de diferentes formas e de diferentes modos, e a filosofia vai seguindo um círculo vicioso. O filósofo continua inconclusivo, e continuar inconclusivo durante toda a vida significa não viver, absolutamente.
A vida só é possível se houver decisão, compromisso, envolvimento; caso contrário, você é sempre um espectador, nunca participa de nada.
A mente tem muito medo de dizer “sim” e a mente tem muito medo de fazer o bem, porque o bem só pode ser feito num estado de ausência de ego. O bem é um subproduto de um estado de não-mente. Tente compreender isso - e quando eu digo “tente compreender isso”, eu não estou dizendo para “pensar sobre isso”. Eu estou simplesmente dizendo: ouça com o coração, com um coração amoroso.
OHSO, “A Descoberta do Buda”.