Quem disse que tempo é dinheiro?

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Da mesma forma como o dinheiro, há somente duas coisas que podemos fazer com nosso tempo: gastá-lo ou investi-lo. Só tem uma diferença. Ao gastar o dinheiro sempre podemos ganhar mais. Ao gastar nosso tempo, ele está perdido para sempre. Não tem volta. Assim, tempo não é dinheiro como se costumava dizer. Tempo é muito mais que dinheiro, pois é irrecuperável. 
As pessoas que conseguem resultados na vida aprendem o significado do valor do tempo e são cautelosas em sua utilização. E o que isto tem a ver com autoestima? Tudo. Essas pessoas com autoestima elevada têm consciência do seu valor pessoal e sua competência pessoal. Ao ter noção do meu valor pessoal eu estarei continuamente me perguntando: “o tempo que estou empregando nesta atividade é investimento, ou gasto?” “Vale a pena para mim? Será que não posso delegá-la?” “O retorno que terei nisto será equivalente ou maior do que o valor de uma hora da minha vida?” 
Lembre-se: nossa vida é feita de coisas necessárias, coisas importantes e coisas essenciais. Sucede que na maioria das vezes as coisas importantes e as coisas essenciais são as mais difíceis, e vamos fazendo apenas as necessárias, mas não essenciais. E o pior é que as grandes perdas de tempo não são grandes em si mesmas. Elas são a soma das pequenas perdas de tempo a cada dia. 
Apenas pense sobre isso: se você deixar de assistir 40 minutos de televisão por dia, ao final de um ano terá acrescentado um mês de horas úteis ao seu ano. Um ano de treze meses. Não é o que todo mundo está querendo quando diz, “puxa, meu tempo é curto, se eu pudesse ter mais umas horas por dia…” 
Para o agricultor, entender o significado das estações do ano e da sequência de prioridades e uso do tempo é essencial para uma colheita abundante. O que tiver de ser feito num dado momento, terá de ser feito naquele momento, antes da chuva, ou depois da chuva e não mais tarde. Não dá para preparar o solo no verão e semear no outono. E em sua vida, você está preparando o solo e adubando na hora certa? Está cultivando e limpando as ervas daninhas, cuidando da plantação para uma boa colheita? Como diz a canção “…não deixe tanta vida pra depois…”
Recebido por e-mail.