O Desapego

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Nosso aparelho mental é um aspecto da Sombra. Ele se comporta como a Sombra, e a Sombra se comporta como ele, que, aliás, é o único instrumento de que dispomos para mudar a nossa realidade. É a porta de entrada e de saída de todas as crenças, e consequentemente de todas as mudanças de crença. Não há outra forma, como por exemplo, alguém mudar por nós.
Nossa Alma, de sabedoria infinita, obedece aos limites do aparelho mental, contudo, está sempre instigando-o para melhorar sua estrutura, para que adote uma crença melhor, provocando experiências pelas quais devemos passar, ou mostrando fatos da realidade, sem que seja necessário que o Corpo passe pela experiência. Então, o aparelho mental concorda ou não. Uma vez de acordo, a nova crença substitui a anterior, a Consciência se amplia e a realidade começa a se transformar. Logicamente o tempo de transformação dependerá do grau de cristalização que a antiga crença tiver. Muitas vezes é preciso praticar várias experiências ou acontecerem diversos fatos para que isso ocorra.
O aparelho mental precisa ser educado, disciplinado, ordenado. Ele é um aspecto da Sombra, uma parte animal nossa, e como tal É NEUTRO e obedece ao comando do EU Consciente. É como um cão que precisa ser adestrado. Ele é nosso submisso, e o EU Consciente é que vai ter que adestrá-lo para obedecer os seus comandos e domínios.
SEU MENTAL NÃO É UM PROBLEMA. O PROBLEMA ESTÁ EM COMO VOCÊ O EDUCOU. Assim como o cão, vai seguir o que aprendeu.  SEU APARELHO MENTAL NÃO PRETENDE NEM QUER DOMINAR VOCÊ. Quando ele parece controlá-lo, saiba que está simplesmente seguindo ordens que VOCÊ lhe deu no passado. Ele tem feito o que VOCÊ sempre quis. Se no passado você o treinou para se dispersar porque o pai era autoritário, coercivo, severo e você tinha que escapar para algum lugar para subsistir, seu aparelho mental assim aprendeu. Se hoje você continua aéreo, dispersivo, desfocado, desatento, seu aparelho mental NÃO É culpado. O QUE LHE FALTA É ORDEM MENTAL. Se você pôs bagunça para chamar atenção, o que ele entende é que a bagunça, o caos, é bom para você
Então, para onde está indo sua atenção, sua imaginação, sua impressionabilidade? É VOCÊ que está no comando, NÃO SEU MENTAL. É VOCÊ QUE PRECISA ADMINISTRAR. Controlar é ASSUMIR O CONTROLE, é administrar, gerenciar. O que você está fazendo com SEU controle? SEM ESSA ORDENAÇÃO SUA VIDA NÃO MUDARÁ PARA MELHOR, POIS seu aparelho mental é a porta da realidade.
É MUITO SIMPLES Se o EU Consciente estiver atento, o resultado será ordenado. Se estiver desatento, o resultado será caótico. Se você folga, negligencia, deixa-se levar pelo pensamento mórbido, pela imaginação, pelas ilusões, as consequências na realidade serão equivalentes, porque sua Sombra, quando se vê desamparada, vai para quem a ampare, e as informações que chegam começam a refletir na sua estrutura, porque não tem alguém que ponha uma ordem, e, quando você percebe, o caos está estabelecido. É SUA PRESENÇA NO MENTAL QUE LHE GARANTE ORDEM E EQUILÍBRIO
Já imaginou o inferno que se torna a vida de uma pessoa ciumenta que não possui controle mental? É assim com todos os nossos aspectos negativos, como a inveja, a ganância, os medos, as compulsões.
Aprender a controlar o aparelho mental não é nenhum bicho de sete cabeças. Não precisa fazer cursos nem séculos de meditação. Só precisa de boa vontade e disciplina. Aqueles joguinhos de computador, que prendem sua atenção, são um instrumento prático e divertido de aprender a controlar o mental, a se tornar uma pessoa mais focada e atenta, assim como a leitura de um livro interessante, assistir a uma peça teatral ou a um filme, desde que despertem interesse, claro. SE surgir um pensamento proveniente dos aspectos negativos, diga com certa dose de raiva governada: “XÔ DAQUI QUE NÃO É MEU!” Além disso, faça com frequência as afirmações, na convicção e na vibração da voz:
  • Eu comando meu aparelho mental.
  • Meu aparelho mental me obedece.
  • Eu não aceito pensamentos que não estejam de acordo com os anseios de minha Alma.
Constatamos que o aparelho mental não é o dono absoluto da situação. O EU Consciente é que comanda e tem condições de dar-lhe ordens. Ou seja, temos em nós a possibilidade de controlar o fluxo do pensamento, de gerenciar nossa mente, de mudar nosso ponto de vista. E quanto mais isso ocorre, utilizando o controle de seus dispositivos, quais sejam a atenção, a imaginação, a importância, o crer, a escolha, a validação, a memória, o raciocínio, a impressionabilidade, a impessoalidade, mais o aparelho mental vai se ordenando, vai deixando a antiga ordem para substituir por outra nova, porém, somos nós que DESENVOLVEMOS o poder, o domínio, a soberania
O mental, quer queira quer não, precisará ser ordenado um dia, pois isso consta do projeto primordial divino em cada um, uma vez que a ordenação do caos passa obrigatoriamente por ele. SE NÃO FOR PELO BOM SENSO, PELA INTELIGÊNCIA, PELA DISCIPLINA, SERÁ PELA DOR.
O mental inferior e o Mental Superior
Nosso aparelho mental, o EU Consciente, a Alma, o EU Superior e o Espírito Uno fazem parte de UMA ÚNICA mente, o ambiente cósmico, incluindo o mundo astral, e que É UMA ILUSÃO que cada um tem uma mente individual. O que temos é uma aparelho mental frequencial, com capacidade de sintonizar as diversas zonas do ambiente cósmico, assim como um aparelho de rádio pode sintonizar, dependendo da frequência, a estação desejada.
Nessa ambiente cósmico existe desde o mental inferior, que também é graduado, até o Mental Superior, onde vibram as ondas, as frequências da Alma, do EU Superior e, em consequência, do Espírito Uno. Ou seja, há desde zonas caótica até organizadas e funcionais. Dependendo da FREQUÊNCIA, o aparelho mental pode estar sintonizado em qualquer uma dessas zonas. Como se trata de um aparelho sensível, ele consegue mexer com a sensibilidade, a ponto de sintonizar as emoções e os sentimentos, provocando o que podemos chamar de “fenômeno”. Se mudar de frequência, muda de fenômeno. Quando se está na frequência da Alma, é uma coisa, na frequência da mãe dramática, é outra, por exemplo.
Quando você ensina seu aparelho mental, que é sua Sombra do Centro, falando com ela: “eu não quero mais isso, o aparelho mental vai abandonando essas frequências e assumindo outras que você propuser, e tem-se NOVA experiência. É assim que trabalham as diversas terapias: mudando a frequência mental do indivíduo, seja pelo entendimento, seja pelos exercícios, transformando uma estrutura que se encontra deficiente. 
No mental inferior, o mental da coletividade, do senso comum, tudo que vale É O PENSAMENTO, A IDEIA. No Mental Superior o pensamento e a ideia não contam nada. O que vale É O SENTIR, O ESTAR, A SENSAÇÃO. Não é possível fazer com que nosso aparelho mental deixe de funcionar, porém, nós podemos controlá-lo e alterar sua frequência. Assim é que, se o aparelho mental estiver LIGADO ÀS IDEIAS às imagens, ele está em BAIXA FREQUÊNCIA, ou NO MENTAL INFERIOR, na coletividade. Se estiver LIGADO AO SENTIR, no estar, ele SINTONIZA uma faixa melhor, qual seja, a do MENTAL SUPERIOR, a frequência da Alma, do EU Superior.
A medida que desenvolvemos a ordem no aparelho mental, ele vai se acelerando, mudando de frequência, Desta forma, nos é possibilitado sintonizar esferas superiores, obtendo informações mais profundas, conhecimentos mais apurados, vamos tendo ideias melhores, mais precisas, mais convincentes, vamos percebendo melhor as verdades, obtendo uma visão mais clara do mundo e, em decorrência disso, distinguindo-nos da coletividade, realizando-nos muito mais, pois nossa Consciência é ampliada
O aparelho mental, quando não ordenado, abre espaço para energias intromissoras densas, negativas, que proliferam na coletividade e no astral inferior, ocasionando uma série de desconfortos, influindo nos ambientes familiar e profissional, nos relacionamentos afetivos, enfim, em todas as atividades, pois todos fazemos parte de um imenso campo psicoenergético.
Ao contrário, com a ordenação aparelho mental, passamos a viver com a família e com a sociedade numa vibração melhor. É que nos tornamos um polo de atração de energias superiores, altamente alimentadoras e revigorantes. As entidades desencarnadas que ressoam em dimensões superiores, percebendo que a pessoa está à frente da coletividade, passam a investir nela cada vez mais.
Sucede, portanto, que você não pode ser levado para cá e para lá e creditar ao pensamento. O pensamento vive de ideias e imagens. Você não é uma ideia nem uma imagem
Desapego é a faculdade de não se prende às ideias
Desapego não tem nada a ver com a utilização de bens materiais. Sem dúvida é preciso ter bom senso para lidar com as posses materiais para que elas não o dominem. Porém, não é o fato de ter posses que caracteriza o apego, mas o fato de estar preso ao mental da coletividade, ao mental inferior, onde ressoam muitas crenças de pessoas segundo as quais a materialidade é tudo, desconsiderando a existência do espiritual.
Eu mereço O MELHOR de tudo!
DESAPEGO É A FACULDADE DE MUDAR DE FREQUÊNCIA DO APARELHO MENTAL, DO MENTAL INFERIOR PARA O MENTAL SUPERIOR. Por exemplo, quantas vezes não lhe ocorreu de estar sintonizado numa frequência baixa, sentindo tristeza, desânimo, e ao ouvir uma notícia boa, imediatamente ficou alegre? A ALEGRIA É A SINTONIA DA FREQUÊNCIA DA ALMA. O desânimo e a tristeza são decorrentes de pensamentos, ideias característicos do mental inferior, onde abundam as ilusões.
Apegada é a pessoa que está dominada pelo senso comum, pela mente coletiva, pelo mental inferior, como por exemplo a que cultiva as seguintes ideias: “só o que conta é o material; sou mulher, portando, posso isso e não posso aquilo; isso é imoral, aquilo não; sou pai, por isso devo proceder assim; sou casado, por isso não posso isso, aquilo; sou empresário, por isso tenho que me comportar assim e assim; sou religioso, por isso devo e não devo fazer isso, aquilo”. TUDO SÃO IDEIAS, PENSAMENTOS. MESMO VOCÊ. Se perguntarem quem você é, vai dizer um monte de pensamentos a seu respeito: sou isso porque faço isso, nasci em tal família, estudei aquilo, trabalho lá, tenho tal religião, etc., etc. VOCÊ ACHA QUE TEM UM ELO COM O QUE FAZ, com o que foi, com a família, com o trabalho. É TUDO ILUSÃO.
Você não é nada do que pensa que é
Como pode alguém que é a expressão do Uno, porquanto infinito, se confinar numa ideia, numa imagem mental, de um momento de sua vida? NIGUÉM SE CONHECE. As ideias não contam nada. Vêm e vão. O QUE IMPORTA É O ESTAR, O LUGAR EM QUE VOCÊ ESTÁ SENDO. Não é uma imagem, não tem limite, não é uma forma mental, É INDEFINÍVEL. Toda autodefinição É FALSA. Na verdade, a definição é uma limitação do aparelho mental. Quem quer se expandir, o que é um anseio da Alma, por isso tudo acompanha a expansão do universo, não pode ser definido.
Quando você aposta na validade do pensamento, acaba caindo num esquema vicioso. Primeiro você imagina, sonha, fica esperando com ansiedade e nada acontece. Então vem a decepção, o ódio, a revolta, o desapontamento. Depois vem o consolo: “a vida é assim mesmo, Deus quis assim”. surge a esperança. E logo você começa a imaginar NOVAMENTE, a sonhar, vem a decepção e o processo se repete, NUM CICLO VICIOSO. Isso ocorre porque você acredita no pensamento. O aparelho mental, o pensamento trabalha com hipóteses e suposições. Você não pode mais acreditar em hipóteses, em suposições, em idealizações, que é o mesmo que investir em ilusões.
Assim como você não é nenhuma ideia, também não é nenhuma experiência. VOCÊ É O QUE a experiência DESPERTOU EM VOCÊ, O APRENDIZADO, O CONHECIMENTO, A FACULDADE DESENVOLVIDA, A VIRTUDE ESTABELECIDA. ISSO PERMANECE PARA SEMPRE.
Todo caminho é caminho, mas todo caminho passa necessariamente pelo desapego
COMEÇE JÁ a se desidentificar, ou desapegar de quem você pensa que é. Diga para si com frequência, sentindo as frases, na vibração da palavra, pois só o que conta é O SENTIR:
  • Eu não sou nada do que eu penso ser.
  • Eu sou o que sinto a cada momento.
  • Eu não sou o que faço.
  • O ontem e o amanhã não são mais que simples ideias que de nada valem.
Eis o maior desapego: o DA IDEIA DE QUEM você foi, é ou será
Invente sua frase com essa conotação e pratique diariamente. Esse tipo de frase, quando ditas com convicção, sentimento e vibração, tem um poder muito forte de descristalizar crenças que estão há muito solidificadas em suas células e até em seu DNA, pois enquanto VOCÊ não as mudar, PERMANECERÃO, encarnação após encarnação, CRISTALIZADAS.
Da mesma forma, para anular o mental inferior e sair dele é preciso fazer uso de frases chamadas libertadoras. POR EXEMPLO:
  • O mundo não tem força sobre mim.
  • Sou eu que faço o mundo.
  • Eu não sou um produto do meio. Eu faço o meio.
  • Nada é ou será como eu penso.
  • Não adianta esperar.
  • Tudo será como puder ser.
  • Eu me deixo levar pela minha Alma.
  • Sou indefinível, por isso sou um pouco de tudo.
  • Eu não me explico, EU SINTO.
  • Tudo vem e tudo é revelado, nada é explicado.
QUANDO A ALMA SE REVELA, É SÓ PARA VOCÊ. NÃO ADIANTA EXPLICAR. O entendimento é mais importante que a explicação. É o revelar interior, SENSAÇÃO única e individual do saber.
A solidez da paz, da harmonia, da mansidão, da serenidade só é possível mediante o desapego do mental inferior e de suas consequentes aflições
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e das Sombras”.