O PODER E OS RELACIONAMENTOS

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

“Estenda a cada pessoa, por mais superficial que seja o seu contato com ela, todo cuidado, delicadeza, compreensão e amor, e faça isso sem nenhuma ideia de recompensa. A sua vida nunca mais será a mesma.”
Dar amor é a lei que se aplica a tudo na vida. E dar amor é a lei dos relacionamentos. A força do amor não quer saber se você conhece alguém ou não, se determinada pessoa é um amigo ou um inimigo, um ser amado ou um completo estranho. A força do amor não quer saber se você está diante de um colega de trabalho, um patrão, um parente, um filho, um aluno ou um vendedor de uma loja qualquer. Diante de qualquer pessoa com quem entre em contato, você estará dando amor ou não. E o que você dá é o que você recebe.
As relações são o maior canal de que se dispõe para dar amor e, portanto, você muda a sua vida inteira simplesmente por meio do amor que dá em seus relacionamentos. Ao mesmo tempo, porém, as relações podem ser o seu maior canal de armadilhas, pois muitas vezes são a sua maior desculpa para não dar amor!
O que você dá aos outros é o que recebe
Os seres mais iluminados da história do mundo nos disseram para amar os outros. Não nos disseram para fazer isso só para sermos boas pessoas. Eles estavam nos transmitindo o segredo da vida! Estavam nos transmitindo a Lei da Atração! Quando você amar os outros, a sua própria vida será maravilhosa. Quando amar os outros, você terá o que merece.
“Porque toda lei se encerra num só preceito: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Dê amor aos outros através da gentileza, do encorajamento, do apoio, da gratidão ou de qualquer outro bom sentimento e ele vai voltar para você multiplicado, trazendo amor a todas as outras áreas da sua vida, inclusive as da saúde, do dinheiro, da felicidade e da carreira.
Dê negatividade aos outros através da crítica, da raiva, da impaciência ou de qualquer outro mal sentimento e, com toda certeza, você vai receber essa negatividade de volta! Quando essa negatividade volta, ela também se multiplica, atraindo mais negatividade e afetando todo o resto da sua vida.
A questão não é o outro
Nesse exato momento você pode dizer o que os seus relacionamentos estão lhe dando. Se uma relação atual está maravilhosa, é porque você está dando mais amor e gratidão que negatividade. Se uma relação atual está difícil ou apresenta muitos desafios, é porque inadvertidamente você está dando mais negatividade que amor.
Há quem pense que um relacionamento é bom ou ruim por causa da outra pessoa, mas não é assim que a vida funciona. Você não pode dizer à força do amor: “Só vou dar amor quando o outro me der amor!” Você não pode receber nada na vida a menos que seja o primeiro a dar! O que quer que você dê, receberá de volta. Portanto, a questão não é absolutamente o outro: é você! A questão é o que está dando é o que está sentindo.
Você pode modificar qualquer relacionamento agora mesmo, procurando na outra pessoa os aspectos que você ama, aprecia e pelos quais é grato. Quando você fizer um esforço deliberado para procurar as coisas de que gosta e não ficar reparando só nos aspectos negativos, ocorrerá um milagre. Você terá a impressão de que algo incrível aconteceu com a outra pessoa. Mas é a força do amor que é incrível, porque dissolve a negatividade, mesmo a negatividade nos relacionamentos. Tudo o que precisa fazer é usar a força do amor, procurando no outro as coisas de que gosta e, com isso, tudo vai se modificar na relação.
O amor significa liberdade
Esse é o detalhe mais complicado em termos de dar amor nos relacionamentos, e é a única coisa que impede que muita gente receba a vida que merece. Mas esse detalhe só é complicado porque as pessoas entenderam mal o que significa dar amor aos outros. Para ter clareza quanto ao significado de dar amor aos outros, você precisa entender o que significa não dar amor aos outros.
Tentar mudar a outra pessoa é não da amor! Achar que você sabe o que é melhor para a outra pessoa é não dar amor! Achar que você está certo e a outra pessoa, errada, é não dar amor! Criticar, acusar, reclamar, censurar ou ficar encontrando defeitos na outra pessoa é não dar amor!
“Não se vence o ódio pelo ódio. O ódio é vencido pelo amor. Esta é a lei eterna.”
A Lei da Atração é a Lei do Amor, é você não poderá infringi-la. Se violar essa lei, vai ter problemas.
O fim de relacionamentos íntimos é muito perturbador para algumas pessoas. Você não pode negar o direito que o outro tem de escolher o que quer, porque isso é não dar amor. É difícil aceitar isso quando se tem o coração partido, mas precisamos respeitar a liberdade e o direito de escolha de todos. O que você dá ao outro é também o que você recebe, e quando nega a alguém a liberdade de escolha, atrai para si mesmo coisas negativas, que acabam negando a sua própria liberdade. Talvez passe a ganhar menos, ou tenha algum problema de saúde, ou se veja ameaçado de perder o emprego, porque tudo isso afetaria a sua liberdade. Para a Lei da Atração não existe “outra pessoa”. Você dá a si mesmo o que dá aos outros.
Dar amor aos outros não significa deixar que as pessoas o desprezem ou o maltratem em hipótese alguma, porque isso também não é dar amor. Deixar-se usar por alguém não ajuda em nada essa pessoa e muito menos a você mesmo. O amor é inflexível, e aprendemos e crescemos por meio da sua lei. Faz parte desse aprendizado aceitar as consequências. Portanto, deixar que a outra pessoa use e abuse de você não é amor. A solução é a seguinte: penetre na frequência mais elevada de bons sentimentos que conseguir, e a força do amor vai resolver a situação por você.
“Sempre que alguém me ofende, tento erguer bem alto a minha alma para que a ofensa não a atinja.”
O segredo dos relacionamentos
A vida lhe apresenta tudo para que você possa escolher o que ama, e parte deste presente da vida é que você vai ter diante de si todo tipo de gente e vai poder escolher o que ama nessa pessoas e se afastar do que não ama. Não se trata de fabricar amor, procurando qualidades numa pessoa de quem você não goste. Trata-se simplesmente de se afastar, sem lhe destinar qualquer sentimento que seja. 
Afastar-se daquilo que não gosta em alguém significa que você está tranquilo a esse respeito e sabe que a vida está lhe dando uma opção. Isso não significa que você tenha que discutir com as pessoas para provar que elas estão erradas, criticá-las ou acusá-las, ou tampouco que você queira modificá-las porque pensa que está certo, pois se fizer qualquer dessas coisas é evidente que não estará dando amor!
“O homem bom cuida de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo.”
Quando os seus sentimentos estão na frequência do amor, só pessoas que estejam na mesma frequência que você podem surgir na sua vida.
Você bem sabe que há dias em que se sente feliz, irritado ou triste. Você pode ser várias versões diferentes de si mesmo. Alguém que viva um relacionamento com você também pode ter essas várias versões, inclusive a feliz, a irritada ou a triste. Não há dúvida que você já viu as pessoas apresentarem sua diferentes versões, mas cada uma dessas versões continua sendo aquela pessoa. Quando você está feliz, só a versão feliz das outras pessoas pode entrar na sua vida, mas você tem de estar feliz para receber as versões felizes dos outros!
Isso não significa que você seja responsável pela felicidade alheia, pois cada pessoa é responsável por sua própria vida e sua felicidade. Isso significa que tudo o que você tem a fazer é se sentir feliz, e a Lei da Atração vai se encarregar do resto.
“A felicidade depende de nós mesmos.”
PTEs
Uma forma de atenuar os confrontos e as dificuldades nos relacionamentos é imaginar as pessoas como seus Personal Trainers Emocionais! A força do amor lhe oferece toda uma série de personal trainers emocionais que, disfarçados de pessoas comuns, estão treinando você para escolher o amor!
Algumas delas podem ser brandas porque não fazem muita pressão sobre você e são fáceis de amar; outras são duronas porque levam você ao seu limite, como fazem alguns personal trainers. Mas são justamente estas que fazem você se tornar mais forte e capaz de escolher o amor em toda e qualquer circunstância.
Os personal trainers emocionais podem lançar mão de todo tipo de situações e táticas para desafiá-lo, mas o que você precisa lembrar é que a cada um desses desafios que se apresenta você deve escolher o amor e se afastar da negatividade e da crítica. Alguns desses PTEs podem levá-lo a julgar eles mesmos ou outras pessoas, mas não caia nessa armadilha. Julgar o negativo é não dar amor. Portanto, se você não pode amar o que há de bom em alguém ou em algo, simplesmente afaste-se. Alguns treinadores podem testá-lo, provocando-o até você sentir raiva, ódio ou desejo de vingança. Afaste-se disso procurando as coisas que ama na vida. Outros podem até mesmo lançar a flecha da culpa, da baixa autoestima ou do medo. Não caia em nenhuma dessas armadilhas, pois a negatividade, sob qualquer forma que seja, não é amor.
“O ódio paralisa a vida; o amor liberta;
O ódio confunde a vida; o amor a harmoniza;
O ódio obscurece a vida; o amor a ilumina.”
Imaginar as pessoas com quem você convive como sendo seus personal trainers emocionais vai ajudá-lo com qualquer relacionamento mais difícil. São os treinadores durões que tornam você mais forte e mais determinado a escolher o amor em toda e qualquer circunstância, mas eles também estão lhe transmitindo uma mensagem, lhe dizendo que você entrou numa frequência negativa de sentimento - e precisa se sentir melhor para sair dela! Ninguém pode entrar na sua vida e afetá-lo negativamente, a menos que você esteja na mesma frequência negativa de sentimento. Se você estiver numa frequência de amor, por mais dura ou negativa que determinada pessoa seja, ela não pode nem vai afetá-lo!
Cada pessoa está simplesmente desempenhando a sua tarefa, assim como você está desempenhando a sua como personal trainer emocional de outras pessoas. Não existem inimigos, apenas alguns PTEs excelentes e alguns PTEs bem durões que estão fazendo você crescer.
A Lei da Atração é um verdadeiro ímã
A Lei da Atração é um verdadeiro ímã. Quando você fica feliz com a boa sorte de outra pessoa, essa boa sorte volta para você! Quando você admira ou aprecia algo em alguém, está atraindo essas qualidades para si mesmo. Mas quando você pensa ou diz coisas negativas sobre alguém, também está atraindo essas coisas negativas para si mesmo. E está trazendo todas elas para a sua vida.
A Lei da Atração responde aos seus sentimentos. Você recebe o que quer que dê e, portanto, se você põe uma etiqueta em qualquer pessoa, circunstância ou acontecimentos da vida, estará pondo essa etiqueta em si mesmo e é isso que receberá.
Ora, isso é uma ótima notícia, porque significa que você pode atrair para si tudo o que ama e deseja, procurando as coisas que ama nas outras pessoas e dizendo sim a elas de todo coração! O mundo é o seu catálogo, e quando você compreende o poder do seu amor, reparar em tudo que ama nas outras pessoas passa a ser uma atividade contínua. Mas esta é a melhor maneira de mudar a sua vida, e também a mais fácil. Ela elimina as lutas e o sofrimento. Tudo o que você precisa fazer é prestar atenção nas coisas que ama nas outras pessoas e se afastar daquelas que não ama para não emitir qualquer sentimento a esse respeito. Não é fácil?
“Dando o primeiro passo com um bom pensamento, o segundo com uma boa palavra e o terceiro com uma boa ação, entrei no paraíso.”
A fofoca também é um ímã
A fofoca parece inofensiva à primeira vista, mas pode trazer muitas coisas negativas para a vida das pessoas. Fazer fofoca não é dar amor. É dar negatividade e é exatamente isso que você vai receber de volta. A fofoca não é prejudicial para a pessoa de quem se fala; ela faz mal aos que falam!
Quando você está conversando com um parente ou um amigo e ele lhe fala de algo negativo que alguém disse ou fez, está fazendo fofoca e emitindo negatividade. Ao lhe dar ouvidos, você também está emitindo negatividade porque é um ser que tem sentimentos e não pode ouvir coisas negativas sem que os seu sentimentos acompanhem esse movimento. Quando conversa com um colega de trabalho na hora do almoço e os dois dizem algo negativo sobre alguém, estão fazendo fofoca e emitindo negatividade. É impossível falar de coisas negativas ou ouvir coisas negativas e ter bons sentimentos! Portanto, para ser bem franca, precisamos tomar cuidado para não meter o nariz na vida alheia, porque tudo o que houver ali vai ser atraído para o nosso nariz! A menos que seja algo que deseja para a sua vida, afaste-se dessas situações sem emitir sentimento algum. Você não estará apenas fazendo um favor a si mesmo, também estará fazendo um favor àqueles que não compreendem o efeito negativo que a fofoca pode ter na sua vida. Se por acaso se apanhar fofocando ou ouvindo alguma fofoca, para imediatamente e diga: “Mas sou tão grato por...” e termine a frase mencionando algo de bom sobre a pessoa que está sendo objeto da fofoca. 
“Se um homem falar ou agir com má intenção, a dor o seguirá. Se um homem falar ou agir com o pensamento puro, a felicidade o seguirá como uma sombra que jamais o deixa.”
É a sua reação que escolhe
A vida lhe apresenta cada pessoa e cada circunstância para que você possa escolher o que ama e o que não ama. Quando você reage a algo, está reagindo com seus sentimentos e, assim, está escolhendo! A sua reação, seja ela boa ou má, atrai isso para você e, na verdade, você está dizendo que quer mais disso! Por isso é importante observar como reage nos seus relacionamentos, pois, se reagir com bons ou maus sentimentos, são esses os sentimentos que estará emitindo e vai receber as mesmas circunstâncias em maior quantidade para que se sinta exatamente do mesmo jeito.
O amor é um escudo
Para neutralizar o poder da negatividade alheia e não ser afetado por ela, lembre-se dos campos magnéticos de sentimentos que cercam cada pessoa. Existe um campo de amor, de alegria, de felicidade, de gratidão, de entusiasmo, de paixão - em suma, um campo para cada sentimento positivo. Existe também um campo de raiva, de desânimo, de frustração, de ódio, de desejo de vingança, de medo - em suma, um campo para cada sentimento negativo.
Uma pessoa cercada por um campo magnético de raiva não se sente absolutamente bem e, portanto, se você se aproximar dela é bem provável que ela dirija essa raiva para você. Não é que ela tenha a intenção de lhe fazer mal, mas é incapaz de perceber qualquer coisa boa quando está vendo o mundo através do seu campo de raiva. Tudo que essa pessoa pode ver são as coisas que a enraivecem, e porque só pode ver a raiva é bem provável que se enraiveça e lance essa raiva sobre a primeira pessoa que vir - muitas vezes uma pessoa querida. Essa situação lhe parece familiar?
Se você estiver se sentindo maravilhosamente bem, a força do seu campo magnético cria um escudo que nenhuma negatividade pode ultrapassar. Portanto, pouco importa que alguém lance alguma negatividade sobre você: ela não pode atingi-lo e vai simplesmente ricochetear no seu campo de sentimentos, sem afetá-lo em absoluto.
Por outro lado, se uma pessoa lança algo negativo e você sente esse impacto, pode saber que os seus sentimentos devem ter se abatidos porque a negatividade atravessou o seu campo magnético. Quando isso acontece, só há uma coisa a fazer: arranjar uma desculpa para se afastar delicadamente e poder recuperar os bons sentimentos. Dois campos negativos se multiplicam muito rapidamente quando entram em contato um com o outro, e é impossível que desse encontro resulte algo de bom. Isso é algo que você deva saber por experiência própria; dois campos negativos juntos não são uma cena nada agradável!
“Deixai quieta a água lamacenta, e ela por si só se tornará transparente.”
Se você está se sentido triste, decepcionado, frustrado ou com qualquer outro sentimento negativo, está vendo o mundo através desse campo, e o mundo vai lhe parecer triste, decepcionante ou frustrante. Não poderá ver nada de bom através de um campo de sentimentos negativos. Não apenas o seu campo negativo está atraindo mais negatividade para si mesmo, mas você nunca será capaz de encontrar uma saída para qualquer problema enquanto não tiver modificado a forma como se sente. Mudar a forma como nos sentimos é algo fácil se comparado à ideia de ficar correndo de um lado para o outro, tentando modificar as circunstâncias do mundo exterior. Qualquer ação física no mundo será incapaz de modificar a situação. Mude os seus sentimentos, e as circunstâncias externas mudarão!
“O poder vem de dentro, mas só podemos recebê-lo se formos capazes de dá-lo.”
Quando alguém está cercado por um campo magnético de alegria, podemos sentir essa alegria chegar até nós vinda do outro lado da sala. As pessoas que são populares e têm magnetismo pessoal simplesmente se sentem bem na maior parte do tempo. O campo de alegria que as cerca é tão magnético que arrasta tudo e todos na sua direção.
Quanto mais você dá amor e se sente bem, mais magnético o seu campo se torna e mais ela expande, fazendo com que tudo e todos o amem! Imagine só isso!
O amor é o poder que conecta todas as coisas
“Quando todos no mundo se amarem uns aos outros, os fortes não dominarão os fracos, as maiorias não oprimirão as minorias, os ricos não desenharão dos pobres, os ilustres não desprezarão os humildes e os astuciosos não enganarão os ingênuos.”
Diariamente você tem oportunidades de dar amor aos outros através dos seus sentimentos positivos. Quando se sente feliz, está sem dúvida alguma dando positividade e amor a quem quer que entre em contato com você. Quando dá amor a qualquer pessoa que seja, esse amor volta para você, mas de uma forma muito maior do que você poderia imaginar.
Quando você dá amor a outra pessoa e o seu amor a afeta de forma tão positiva que ela dá então amor a mais alguém - pouco importa quantas pessoas sejam positivamente afetadas, pouco importa a distância que o seu amor percorra -, todo esse amor volta para você. E você não recebe de volta apenas o amor que deu à primeira pessoa, mas também todo amor de quem quer que tenha sido afetado nessa corrente! O amor volta para você sob a forma de circunstâncias positivas, pessoas positivas e acontecimentos positivos na sua vida.
Por outro lado, se você afetar negativamente outra pessoa a ponto de ela afetar negativamente mais alguém, toda a negatividade assim gerada voltará para você. E você vai recebê-la de volta sob a forma de circunstâncias negativas que podem afetar suas finanças, sua carreira, sua saúde ou seus relacionamentos. O que quer que você dê aos outros, está dando a si mesmo.
“Se você está sofrendo por algo externo, a dor não se deve à coisa em si, mas ao valor que você dá a ela; e isto é algo que você tem o poder de anular a qualquer momento.”
Quando você está se sentindo entusiasmado, feliz e animado, esses sentimentos positivos afetam todos que se aproximam de você. Mesmo que você faça um contato rápido com alguém numa loja, num ônibus ou num elevador, se o seus sentimentos positivos fizerem a diferença para quem quer que se aproxime de você, o efeito que isso vai ter na sua vida é quase incompreensível.
“Lembre-se que não existem pequenos atos de gentileza. Cada ato cria ondas que não têm um fim lógico.”
O amor é a solução e a resposta para todas as relações. É impossível melhorar um relacionamento com negatividade. Use o Processo de Criação nos seus relacionamentos e dê amor para receber amor. Use as Chaves do Poder nos seus relacionamentos. Repare nas coisas de que gosta, faça listas dessas coisas, fale sobre elas e afaste-se daquelas de que não gosta. Imagine-se tendo um relacionamento perfeito, imagine isso no nível mais elevado que conseguir, e sinta-se vivendo isso com todo o seu coração. Se achar difícil ter bons sentimentos quanto a um relacionamento, ame todas as outras coisas que estiverem ao seu redor e simplesmente para de reparar nos aspectos negativos desse relacionamento!
O amor pode tudo! Tudo o que você precisa fazer é dar amor através de sentimentos positivos e, com isso, qualquer negatividade existente nos seus relacionamentos vai desaparecer. Sempre que se vir diante de uma situação negativa num relacionamento, lembre-se de que a solução é o amor! Você não vai saber como a questão vai se resolver, e pode nunca vir a saber, mas, se mantiver os sentimentos positivos e der amor, ela vai se resolver.
A mensagem de Lao-Tsé, Buda, Jesus, Maomé e todos os grandes seres é alta e clara - amor!
Rhonda Byrne, “O Poder”.