Contato com o Espírito

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Psiu! Fica assim não? Tô aqui!
Quando se fala da presença do Espírito também se fala, obviamente, da perda de sua presença. Nós apenas conhecemos os fenômenos na psicologia, quando nossos aspectos animais, frustrados, causa-nos grandes lesões psicofísicas. Mas existe também a perda do contato com o Espírito. É preciso entender que a perda do contato com ele nos faz absolutamente egoístas, principalmente presos na sociedade E nos seus VALORES IMEDIATOS, isso porque nosso EU Consciente está sempre agindo apenas no presente.  Nossa Sombra, nossa Alma e nosso Espírito é que dão dimensões profundas ao EU Consciente.
Todos os EUs trabalham coordenadamente. Quando temos a noção do equilíbrio interior e cada dia mais nos espiritualizamos, fazemos com que essas forças caminhem juntas e inteligadas. O ESPÍRITO POSSUI a Alma. Uma pessoa que tem Alma presente e não o Espírito é uma pessoa muito conscienciosa, ética, de comportamento equilibrado, de raciocínio claro e lógico, porém, sem genialidade, não tem criatividade, não tem gestos de grandeza, não tem arte. A Alma tempera, MAS QUEM CONCEDE É o Espírito, atravessando as barreiras do conhecido, levando-nos ao desconhecido. A força divina, em nós, é que nos “abre os olhos e a mente”, EXPANDINDO o universo, em consequência. Portanto, quando queremos nos centrar na Alma, CONFIANDO que ela faz tudo, na verdade, estamos unindo esses dois grandes centros. Isso é válido na medida em que  estamos chamando suas forças para atuarem em nossa vida.
Percebamos, então, a distinção existente nos momentos em que nossa Alma está preenchendo, dando significado às coisas e quando estamos mais completos, com nosso Espírito presente na magnitude de tudo, tendo o mental claro, brilhante, a inteligência fulgurante, tendo insights, criações, percepções, tendo inspirações nas artes, na escrita, no trabalho, seja de que espécie for. Somos tomados por um sentimento de domínio sobre tudo e sobre todos, UMA SENSAÇÃO de estarmos plenos de nós.
Quando nos SENTIMOS na dimensão do Espírito, toda realidade divina aparece. Então vemos A VIDA com os olhos do Espírito Uno
Para o Espírito, as leis do imediato NÃO SÃO as mais importantes. Com sua profundidade eterna, nos faz sentir as raízes de todas as coisas, transforma o significado IMEDIATO NO significado ETERNO, transmuta o pensamento na velocidade da Luz, fazendo com que novas relações fantásticas ocorram dentro do nosso aparelho mental, como se fosse uma máquina que, acelerada ao máximo, como que conseguisse transpor a si mesma. Isso é sublimação, transcendência.
O EU Espírito constantemente inunda de Luz divina todos os domínios dos outros EUs, dando-lhes vida. Sem ele os demais EUs diminuem a interferência em nós, causando-nos desânimo, falta de sentido na vida, depressão. Essa Luz purifica, tonifica e mexe com nossos CENTROs de força, para que possamos desenvolver nossas estruturas, para nos possibilitar a elevação a uma categoria acelerada, no sentido de fazer com que funcionemos como se fôssemos gênios, numa rapidez incrível, com uma percepção fantástica. É isso que acontece quando temos nossos momentos de sabedoria. Sentimos usar um poder calmo sobre tudo, uma segurança absoluta. QUANDO PERDEMOS O CONTATO COM O ESPÍRITO, ficamos presos ao social, nos costumes, nos valores e regras, dentro de uma visão distorcida da realidade. Aparecem os medos, as situações apenas da visão imediata e superficial do EU Consciente e não a visão profunda e eterna que nos proporciona tanta força e tantas possibilidades.
Faça "o contato" CONSCIENTE
Precisamos seguidamente evocar o Espírito EM NÓS. Necessitamos senti-lo E identificá-lo. Quando estamos lendo ou comentando um assunto desta natureza, sentimos que estamos com Alma, sentimos que nossa ALMA está PRESENTE. Porém, precisamos sentir que O ESPÍRITO TAMBÉM está PRESENTE, chamando-o, criando condições psicológicas, numa interferência saudável do nosso EU Consciente, para que ele encontre um ambiente INTERIOR mais sustentável para as suas emanações e para a coordenação dos elementos, que produz naturalmente campos melhores, mais perfeitos e mais eficientes.
Quando se diz que as coisas estão dando certo, que há feliz coincidência, que parece mágica, que há uma sincronicidade, que foi um milagre, que a pessoa estava no lugar certo na hora certa, tudo isso é ação do EU Espírito. Então, DESENVOLVA O HÁBITO DE EVOCAR SEU ESPÍRITO, DE FALAR COM ELE, DE DAR-LHE IMPORTÂNCIA. Cada vez que você age dessa maneira, é um voto de confiança que está dando a ele, e assim cada vez mais o Espírito atuará em sua vida. Você sabe que TUDO AQUILO QUE NÃO É USADO, a que não se dá importância, TENDE A SE RETRAIR OU DESAPARECER. O mesmo acontece com nosso Espírito. Claro que ele não vai desaparecer, mas vai ficar quieto, lá no canto dele, aguardando o momento de ser chamado à ação.
Os prazeres dos EUs
Os prazeres são ABSOLUTAMENTE distintos nos quatro EUs. No entanto, todos esses prazeres trazem consigo uma demanda para que seja atendidos. Quando você diz: “eu quero”, que EU é esse? É o EU Consciente. Por exemplo, “eu quero estudar para ser alguém na sociedade”. Quando você diz: “eu sinto, eu gosto”, que EU é esse? É o EU Alma: “eu me sinto tão bem com aquela pessoa, ou eu gosto de sua presença porque me traz alegria”. Quando você diz: “eu preciso”, que EU é esse? É o EU Sombra: “eu preciso me alimentar para praticar a dança, ou eu preciso dançar para me sentir total”. Quando você sente vontade de se elevar, de orar, de ter paz mental, emocional e espiritual, de sentir contentamento, de contar piadas, de alegrar os outros, de se inspirar, de desenvolver uma habilidade no campo das artes, tudo isso, que EU é esse? É o EU Espírito. É a ação do Espírito.
Os prazeres DA ALMA são aqueles decorrentes do amor, da compaixão, da bondade, da generosidade, da doação, que geram SENTIMENTOS como o contentamento, como a alegria, a harmonia, a gratidão, produzindo EM NÓS uma sensação de expansão NA REGIÃO DO PEITO. 


É uma sensação... NO CORPO!
Os prazeres DO BICHO se caracterizam por se originarem DO CONTATO COM a natureza, com as outras pessoas, com o próprio Corpo, provocando excitamento, emoções, como a dança, o ato sexual, o tocar um instrumento, o cantar, o ensinar, o curar, o conversar, o gargalhar, o se banhar, o pratica esportes, o sair na chuva como as crianças, o cair na lama, o beber, o comer, o calor da praia, o inverno na montanha, etc.
Os prazeres DO ESPÍRITO, por sua vez, são os prazeres que NOS EXPANDEM, NOS ELEVAM sobre as coisas superficiais e nos colocam em uma situação em que absorvemos a essência da sabedoria, da grandeza de todas as coisas. São alcançados nos estados meditativos, na contemplação, na intuição, na inspiração, na realização de trabalhos geniais. 
Quando se fala em prazer, é o mesmo que dizer que nosso sistema está fluindo na REALIDADE DIVINA. É onde o caos se encontra ordenado. FORA da realidade divina, o caos tem TOTAL INFLUÊNCIA SOBRE nós.
É importante observar-se nos seus vários estados, percebendo-os e se perguntando de onde vêm essas coisas em mim? QUE CENTRO INTELIGENTE EM MIM ESTÁ REIVINDICANDO O QUÊ? Se é que eu posso atender.
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e das Sombras”.