Os quatro EUs

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Os quatro EUs:
EU Conciente, 
EU Alma,
EU Sombra e 
EU Superior
Embora tudo o que existe no universo, TUDO que somos seja UMa Coisa só - a manifestação do Espírito Uno -, para melhor entendimento do assunto, para percebermos melhor como funciona, vamos falar de alguns conceitos a respeito da estrutura desse Espírito, ou seja, de centros inteligentes importantes da estrutura divina em nós.

O EU Consciente
Quando falamos em EU Consciente estamos falando do “EU percebedor”, o que tem o poder de controlar o aparelho mental, o que tem a vontade, a iniciativa, a atenção, a concentração, o que toma posse, para poder disciplinar o mental e manipular os outros EUs. TODOS os demais EUs estão sujeitos à estrutura do EU Consciente, que controla o mental, não no sentido de serem submissos ao que ele determinar, mas no sentido de se expressarem de acordo com a capacidade da estrutura do EU Consciente desenvolvida até o presente.
Na criação da realidade individual, na expansão da espiritualidade, o EU Consciente tem sua cota de participação no universo das escolhas. Ele entra com O ARBÍTRIO, no sentido de facilitar ou criar situações conflitantes, decidindo tudo. É assim que ele desenvolve e desenvolveu sua estrutura ao longo do tempo. Sem dúvida que o ideal é o desenvolvimento de sua estrutura mental, a ponto de interagir de acordo com as demandas interiores dos outros EUs.
Para o desempenho do arbítrio no cotidiano da vida, há uma faixa larga e não um caminho estreito. Porém, é apenas nas beiradas dessa avenida que o EU Consciente pode atuar com suas escolhas. Ele pode OPTAR, mas terá limites nas opções, limites esses impostos pelo EU Superior. Nós escolhemos porque a avenida é larga e são MUITAS as opções, mas existem cercas nesse imenso caminho, que não podem ser ultrapassadas, a menos que o EU Superior as remova. Embora a avenida da vida seja reta, o caminho percorrido pelas nossas ESCOLHAS não o é. Vamos ziguezagueando dentro dela. Os desígnios divinos são retos, mas nós andamos de lá para cá nas opções, manipulando nossa individualidade e desenvolvendo nosso discernimento, nossa estrutura mental, nossa evolução, ampliando a lucidez e consequentemente a Consciência.
Nosso EU Consciente está SEMPRE AGINDO NO PRESENTE. Ele é perfeito para lidar com as experiências voltadas para o social, no dia a dia, nas relações imediatas do trabalho, nas relações da vida que estão acontecendo no momento. É pronto para responder ao que está acontecendo imediatamente, no sentido de obter uma colocação no meio ambiente para sermos aceitos e fazer as coisas andarem em nossa vida, percebendo a mobilidade. A função do EU Consciente é ADMINISTRATIVA e COORDENADORA, por isso é responsável direta ou indiretamente pelos problemas ou soluções que experimentamos
Seu papel de coordenar deve-se ao fato de ele estar na Consciência, enquanto que os demais EUs estão no inconsciente. SEMPRE que há um problema qualquer, os EUs, respeitando sua área de atuação, voltam-se para o EU Consciente e cobram dele, utilizando a dor como instrumento.
Do ponto de vista espiritual, o EU Consciente nada mais é que uma projeção minimizada do EU Superior. É como se o Espírito Universal precisasse se afinar, se apertar para se tornar o EU Consciente. Comparando essa colocação a um triângulo invertido, em cima está a Totalidade Divina, o EU Superior, enquanto que no vértice, na pontinha em baixo, está o EU Consciente.
Assim é que o fenômeno da região superior, manifestando-se no vértice, corresponde aos atributos do Espírito Uno, quais sejam, a intuição, a inspiração, a criatividade. É quando o Espírito Uno fala explicitamente com a gente. É nosso acesso direto à Inteligência Divina. É nessa hora que vem a inspiração para as belas obras de arte dos escultores, pintores, arquitetos, escritores, músicos e poetas. É quando surgem as ideias revolucionárias dos cientistas, dos inventores, dos executivos, dos empresários, dos estadistas. É nosso EU Superior, como se diz na psicologia, a região mais nobre do nosso inconsciente, que se manifesta em nós, isto é, é o nível espiritual se manifestando NA gente.
O EU Alma, a Luz
O EU Alma é nossa ligação com o Espírito Uno, por intermédio do EU Superior, permeando nosso Corpo desde sempre. É NOSSO ASPECTO LUZ, detentor do conhecimento espiritual e da sabedoria. É um centro cheio de sensos, como já vimos, a os orientar e a nos fazer caminhar pela senda do invisível. É o guia seguro de nossa razão.
A Alma também tem seu arbítrio. Se isso lhe parece impossível, tente gostar de quem sua Alma não quer. Impossível, não é? ELA TAMBÉM ESCOLHE. Ela escolhe de quem vai gostar, o que vai sentir. Ela escolhe uma série de elementos dentro de seu campo de arbítrio e ação. Seu campo corresponde à área relativa a todos os SENSOS, pois é o sendo absoluto da equação de tudo. Possuidora do senso da verdade, como o senso da realidade verdadeira, dos sensos do equilíbrio, da justiça, da ética e de todos os sentimentos sutis.
Nossa Alma percebe aquilo que está por trás DE TUDO, trazendo informações preciosas para nossa atuação na consciência e no Espírito em sua grandeza e arte. Traz a sabedoria e a agilidade desperta, para que consigamos lidar com as coisas. Atua nos encaminhamentos e direcionamentos da percepção e da evolução. Por ser sensória, É A ORIENTADORA DA REALIDADE, mostrando novos caminhos, outras situações da vida completamente novas, organizando de tal forma para que possamos viver na realidade verdadeira, que é pura perfeição e beleza. A Alma costuma ajudar no serviço dos sonhos e é muitas vezes neles que o Espírito Uno se apresenta, procurando trazer e influenciar a relação das forças interiores de forma positiva nas demandas dos caminhos divinos, com já dissemos.
O EU Sombra
O EU Sombra, também chamado de EU bicho, animal interior, ou ainda EU magnético, é nosso aspecto Sombra, RESPONSÁVEL POR TORNAR ALGO REAL, POR MATERIALIZAR. Nosso EU Sombra é a realidade física INSTINTIVA. É poderosíssimo, com forças magnéticas extraordinárias. Trata-se de um universo imenso com todo POTENCIAL para CRIAR a realidade.
É ele O RESPONSÁVEL POR TODAS AS FUNÇÕES FISIOLÓGICAS do Corpo. Ele dá valor ao nosso conforto, ao nosso prazer. É de natureza ANIMAL. Tudo que diz respeito ao corpo físico, todas as opções, são do nosso EU animal, aceitemos ou não, concordemos ou não em ser a mulher, o homem que ele queira ser, eis que o TEMPERAMENTO é um dos seus atributos.
O EU Sombra nos mostra nossas energia e situações. É nossa estrutura realizadora.
SEM A SOMBRA NÃO HÁ REALIDADE, NÃO HÁ VIDA. Trata-se de dimensões de nossos Corpos que têm poderes extraordinários para regenerar, reconstruir, restaurar e criar
É o EU Sombra com seu magnetismo QUE FIXA as crenças, sejam elas boas, as provenientes da Alma, ou ilusórias, criando uma realidade boa ou caótica, respectivamente. Nossos impulsos BÁSICOS, como o domínio, a sensualidade, a curiosidade, a responsabilidade e a presença, são TODOS de sua propriedade, assim como é nosso TEMPERAMENTO. 
O EU Sombra também TEM ARBÍTRIO. Procure colocar uma comida na boca sem que ele queira. Você vai vomitar. Tente fazer sexo com a pessoa que ele não está a fim. Veja o que acontece. Ou melhor, o que não acontece. Vista uma roupa só porque está na moda, mas que não tem a ver com seu temperamento e vá para uma festa. Para você não haverá festa. Portanto, o EU Sombra tem suas escolhas no campo QUE DOMINA, os vastos campos da realidade, da materialidade, da corporificação. SE ele decidir que não quer mais viver porque está mal, tira a vida física da pessoa.
O EU Superior
O EU Superior ou Espírito é o Espírito Uno EM NÓS. TUDO é o Espírito Uno em nós, mas o Espírito Superior é nossa parte mais explícita dele. É A MANIFESTAÇÃO absoluta DIVINA NO SER HUMANO. É o EU da genialidade, da criação, do fluxo da vida.
Os dons extraordinários do EU Superior são imensos. Ele age na Consciência Cósmica, na essência de todos os elementos do princípio da magia da realização. Ele consegue ativar fontes inesgotáveis de regeneração, tem a dimensão da compreensão divina na solução em benefício de todos, pois SE CONECTA COM TODOS PELA SUA PRÓPRIA NATUREZA. É capaz de atuar na mecânica universal ou quando estamos lavando nosso quintal. É imenso e eterno porque é a expressão mais pura do Espírito Uno na sua essência. É MULTIDIMENSIONAL, cheio de universos paralelos que se interligam.
O EU Superior, nosso Grande Espírito, TAMBÉM TEM SEU ARBÍTRIO nas suas decisões. Também tem determinantes ou escolhas na função que exerce no trabalho cósmico, no trabalho divino, no trabalho de expansão e evolução, e pode criar determinações fortíssimas para os outros EUs. Os demais EUs podem optar, mas terão limites nas opções, limites esses impostos pelo Grande Espírito. Fora dessas áreas limitadas, quem opta, arbitra e comanda é o EU Superior, que é quem DETÉM A DECISÃO FINAL.
A função do EU Espiritual é conseguir um entrosamento completo entre todos os EUs, numa expansão tal da Consciência, que sua manifestação consiga passar de níveis, ampliando sua existência na realidade, atuando de maneira muito mais abrangente.
Como o EU Superior tem outra visão, infinitamente ampla, tem outro campo de ação. Para ele TUDO ESTÁ CERTO COM O QUE os demais EUs façam, eis que, em última instância, TUDO O QUE ACONTECE NO UNIVERSO É MANIFESTAÇÃO dele.
Vamos compreender DO PONTO DE VISTA DO EU Superior. Todos os EUs podem ter uma forte conexão conosco, quando nós despertarmos para o EU Superior. O EU Superior é um EU extraordinariamente poderoso. Todos nós já estivemos tomados pelo Espírito. Nessas ocasiões a conexão é forte e então nos SENTIMOS profundamente bem-humorados, temos um grau de inteligência habilidosíssimo, virtuoso, principalmente para fazer piadas, para brincar. Por isso que se diz que nesse estado a pessoa é espirituosa, pois está cheia de Espírito. É nesse “estado” que vem a inspiração, a criatividade, a nossa lucidez se acende, nossos olhos brilham e nosso mental funciona com rapidez incrível.
A presença do Espírito em nós também se manifesta no EU Alma. Aquilo que apenas era bom senso passa agora a ter uma dimensão grandiosa, intuitiva, passa a revalorizar tudo pelo crivo dos sentimentos interiores, dirigindo com grandeza o Espírito da arte. Quanto à sua manifestação no EU Sombra, quando o Espírito está presente, o nosso bicho se dignifica, se torna forte, altivo, corajoso, um verdadeiro gigante, capaz de habilidades extraordinárias que só vemos nos grandes atletas, nos grandes bailarinos, nos grandes magos, nos grandes empreendedores.
Nosso Espírito se alimenta da arte, do profundo conhecimento da mecânica da vida, da sabedoria verdadeira. Alimenta-se das grandes obras e da percepção sutil.
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e das Sombras”.