Luz e Sombra em desequilíbrio

domingo, 8 de janeiro de 2012

O grau de sofrimento varia de acordo com O NÍVEL DE DESEQUILÍBRIO entre Sombra e Luz. Numa dor leve, por exemplo, o desequilíbrio é pequeno. Na dor profunda, com um grande remorso, o desequilíbrio é total. Qualquer luz a respeito não encontra SUSTENTAÇÃO, pois a Sombra necessária para ANCORÁ-LA, como a coragem e o domínio, é nula. A paz total, por sua vez, resulta do EQUILÍBRIO perfeito entre A SOMBRA E A LUZ, em todas as áreas de nossa vida. É quando o caos é nulo. Há apenas organização. É vibrar em dimensões superiores. É a realização plena.
Quando se diz que uma pessoa é iluminada, isso significa que ela é lúcida, tem muita sabedoria, a sabedoria entre O EQUILÍBRIO entre sua LUZ E sua SOMBRA. Uma entidade tida como iluminada, um santo, por exemplo, é representada com uma aura bastante luminosa, ou com uma auréola, ou ainda com uma Luz proveniente do chacra cardíaco. Sua figura é composta por um corpo físico, a Sombra, e por uma energia, a Luz. Essa luminosidade é reflexo de seu estado interior refinado, puro, em que não havendo ilusões cristalizadas, crenças densas no corpo físico, não há anteparos, permitindo que o reflexo dessa Luz se propague livre e intensamente. Tal fenômeno é percebido pelos clarividentes.
A realização SÓ É POSSÍVEL mediante O EQUILÍBRIO ENTRE a Luz e a Sombra. Só Sombra ou só Luz, mais Sombra que Luz, ou mais Luz que Sombra, o resultado é o caos em seus diversos graus. É por esse motivo que em nossa vida temos dores fortes e dores amenas, dependendo do nível de equilíbrio ENTRE a Sombra e a Luz naquela determinada área.
Como saber se FALTA LUZ ou SE FALTA SOMBRA? Com exatidão não conseguimos perceber. Contudo, a experiência tem mostrado quase sempre que a carência é de Sombra. Os que se alinham às ideias da Metafísica e do Espiritualismo Independente (em geral) , apesar de já terem uma bagagem satisfatória a respeito, isto é, já se encontram familiarizados com novas verdades, geralmente se queixam é de que o resultado positivo na realidade ainda deixa muito a desejar.
Esse é um exemplo característico e muito comum de que está sobrando Luz e faltando Sombra. Há poucas Sombras para FIXAR a Luz, e o excedente de Luz provoca um resultado desarmônico, já que SEU FLUXO MIGRA PARA AS ILUSÕES. Esse é o caso das pessoas que ensinam, falam coisas maravilhosas, têm todo um discurso espiritual ou metafísico na ponta da língua, porém, A QUALIDADE DA sua REALIDADE não condiz com seu SABER, seu FALAR e seu QUERER.
No caso oposto, em que o excedente é de Sombra, os resultados costumam ser bastante caóticos. Nessa situação, a pessoa possui a coragem, a determinação, a ousadia, a força, ou até o carisma, porém não tem a Luz suficiente para ser ancorada por tanta Sombra. Então a Sombra excedente é canalizada para seus preconceitos, para sua ilusões, para sua fantasias. O resultado não pode ser outro que não o catastrófico, regado a muito ódio e revolta, pressupostos indispensáveis para acabar com o orgulho e a vaidade. A ALMA SEMPRE GANHA. Ela aproveita o caos como ESTÍMULO para organizar o próprio caos, eis que a pessoa que se encontra mergulhada no caos, para sair dele, não vislumbra outra alternativa além da dor.
Outros exemplos da razão entre 
a Luz e a Sombra
Um exemplo marcante e extremo do desequilíbrio entre a Sombra e a Luz, totalmente favorável à Sombra, é o caso de Hitler. É inegável que seu aspecto Sombra, representando pela coragem, ousadia, pelo poder de sedução, era muito forte. No entanto, quanto caos e, em consequência quanta dor resultou  para si e para os envolvidos, de um trabalho de tamanha magnitude, levado adiante com tanta Sombra e sem a mínima Luz.
A história está plena de exemplos de governos, reis, estadistas, líderes, que são lembrados por seus feitos desastrosos OU maravilhosos, dependendo de seu grau de equilíbrio entre a Sombra e a Luz. Entre os exemplos de equilíbrio, apenas para mencionar, temos Alexandre o Grande, Abraham Lincoln, mais recentemente Mikail Gorbachev e Bill Gates, e no Brasil, Dom Pedro I e o Barão de Mauá.
Temos exemplos de grande empreendedores no campo da política e dos negócios por envolverem toda uma nação, até mesmo o planeta. No campo restrito das artes, tanto na música como na pintura, na poesia e na escultura, podemos destacar vários exemplos que indicam que a razão ENTRE a Sombra e a Luz estava longe de ser equilibrada na vida particular do artista. É o caso de Van Gogh, Mozart, Lizt, do Aleijadinho. Quem pode negar a quantidade de Luz e Sombra vertidas por meio de tais personagens, resultando em obras simplesmente incríveis? Na obra há uma junção equilibrada e perfeita de Sombra e Luz. No entanto, para o artista, na sua qualidade de vida, quanto à saúde, aos relacionamentos, às finanças, pouco efeito teve tanta genialidade. Picasso talvez tenha sido uma excessão.
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e das Sombras”.