O xamã e a Sombra

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O xamanismo está naturalmente NO ser humano. Hoje é uma prática da vez mais estudada, adotada e difundida, pois não se trata de uma religião, de uma filosofia ou de uma cultura que pode ser suplantada e erradicada, mas é algo INERENTE à natureza do ser humano, tão natural e necessário como é a busca pelo espiritual ou um impulso natural.
Longe de ser uma prática eminentemente dos índios americanos, o xamanismo é cultuado em em praticamente em todos os cantos do Planeta, como na África, na Sibéria, no Japão, em países da Europa como a Inglaterra, entre os aborígenes australianos, na Indonésia e, particularmente no Brasil, onde se destacam o curandeirismo, as benzeduras, a pajelança praticada pelos pajés das tribos indígenas e os rituais do candomblé e da umbanda. O xamanismo, portanto, manifesta-se DE ACORDO COM A CULTURA de cada povo.
Podemos dizer que o xamanismo é uma prática espiritual, uma vez eu o xamã, antes de tudo, é um médium, ao desenvolver seu trabalho em estado de transe, permitindo a ajuda de entidades desencarnadas dotada de uma visão e de um conhecimento maiores.

“A palavra xamã”, originária do povo tungue da Sibéria, significa ‘aquele que vê no escuro’. O xamã usa a capacidade de ‘ver com o olho que vê’ ou ‘com o coração’ para viajar até mundos espirituais ocultos, obter informações e realizar as tarefas que vão curar um indivíduo (ou uma comunidade) doente.
NO PROCESSO DE CURA, o xamã NÃO utiliza o poder e a força DELE para realizá-la, MAS o poder e a força DA PESSOA que o procura. Sua habilidade, seu conhecimento com o trato das força espirituais e da natureza são apenas os instrumentos de que se vale. O QUE FAZ POR SOMATIZAR A CURA SÃO as forças da Sombra DA PESSOA. Ele se utiliza da Luz de seu conhecimento e relacionamento espiritual, COM A PERMISSÃO DA SOMBRA da pessoa, para fixá-la à Sombra dela. A cura se verifica mesmo que a pessoa não tenha noção alguma sobre os conceitos de Sombra e Luz. O xamã pode também não ter Consciência desses aspectos, mas age intuitivamente, o QUE DÁ NO MESMO.
O xamã é um especialista na habilidade de puxar A Sombra das pessaos
Então você poderia questionar: “se um xamã realiza para mim sem que eu perceba ou saiba da função de minha Sombra, por que eu deveria saber de tal prática?Primeiro porque facilitará o processo, pois nem sempre o xamã consegue puxar a Sombra da pessoa, tornando o trabalho ineficiente. Depois, tendo Consciência dessa sua parte Sombra e sabendo como puxá-la, poderá realizar o que deseja sem o concurso de um xamã, além de poder utilizar a prática em benefício dos outros.
O trabalho xamânico não se restringe à área da saúde. É destinado a qualquer área da nossa vida, como a de relacionamentos amorosos, sociais e familiares, de ordem financeira e profissional, uma vez que necessitam do equilíbrio das forças da LUZ e da SOMBRA, o que, em última instância, NADA MAIS É DO QUE UM PROCESSO DE CURA.
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e das Sombras”.