Luz, sombra e trevas

sábado, 7 de janeiro de 2012

Na composição da estrutura divina em nós, há dois componentes no processo de realização. Um lida com a estrutura, chamado SOMBRA, ou EU Sombra, responsável por tornar real, material, corporal, e outro que lida com a forma da estrutura, denominado LUZ, ou EU Alma, responsável pelos diversos sensos. A Alma é que dá sentido a tudo, pois é nossa ligação ao Espírito Uno, por intermédio do EU Superior. Portanto, fazendo uma analogia, é como se a Sombra, maleável, plástica, fosse a massa e a Alma o molde, a fôrma do pão. Em outros termos, como já foi dito, o princípio da inteligência - Alma, Luz - e o princípio da matéria, a Sombra. A matéria é moldada inteligente e funcionalmente, para que aja expansão da Consciência. É relevante para o nosso estudo entender que:
Luz SEM sombra = trevas
Sombra SEM Luz = trevas
De que vale uma boa ideia se não houver coragem de pô-la em prática? De que vale a liberdade que a Luz proporciona, se lhe falta a estrutura proporcionada pela Sombra para desfrutá-la? Do mesmo modo, de que vale tanto domínio e poder se lhe falta a sabedoria? Assim na terra como no céu. Assim na Sombra como na Luz.
Para entendermos melhor esses conceitos, vamos a uns exemplos. Uma pessoa que ama muito (Luz), mas que não tem os pés no chão (Sombra) vai sofrer bastante (trevas), porque vive iludida e só faz besteira. Uma pessoa que tem a sexualidade (Sombra) bastante forte, mas a usa sem bom senso (Luz), o resultado só pode ser caótico (trevas). Outro exemplo é o da pessoa que tem a parte Sombra bastante desenvolvida, representada aqui pelo domínio, desprovida, porém, de compaixão (Luz), vai fazer uma porção de bobagens que resultarão em sofrimento (trevas). Há também aquela pessoa que sabe horrores sobre a espiritualidade (Luz), mas não tem coragem (Sombra) de pôr em prática o que aprendeu, vai se frustrar (trevas) e não sentirá a realização.
Uma comparação bastante feliz é aquela em que a Sombra representa as raízes de uma árvore, enquanto que o tronco, a copa com seus galhos, folhas, flores, frutos e sementes são o aspecto da Luz. Uma parte SEM a outra não constitui uma árvore.
Sombra
A SOMBRA É UMA CORRENTE DE FORÇAS INTERIORES QUE TRABALHAM PELO INCONSCIENTE, pelo escuro, pelo não visto, por baixo, NO PROCESSO DE TORNAR REAL. Sem a presença da Sombra NÃO HÁ realidade, NÃO HÁ vida. A VIDA EXISTE na Terra DEVIDO À SOMBRA. São dimensões do nosso Corpo que têm poderes extraordinários para regenerar, reconstruir, restaurar e criar. São os deuses do nosso Corpo, ou seja:
Os deuses estão EM nós. Sombra é o Espírito Uno NA MATÉRIA falando conosco
É muito importante memorizar que o conceito de Sombra aqui tratado não se refere ao que comumente denominamos de trevas. Sombra e trevas são TÃO DIFERENTES QUANTO água e vinho. Enquanto Sombra é A FORÇA INTERIOR INTELIGENTE, inconsciente responsável pela estrutura realizadora, as trevas correspondem À IGNORÂNCIA, À DOR, AO CAOS, À DESARMONIA, AO DISTORCIDO, ao popularmente tido como demoníaco, enfim, AO ESPAÇO ONDE PROLIFERAM AS ILUSÕES, e não a verdade. Isto é, TREVAS SÃO A SOMBRA SEM LUZ.
São componentes de nossa Sombra tudo que diz respeito à matéria, à física, aos Corpos, à vida na Terra e suas complexas estruturas e sistemas, tais como o sistema imunológico, regenerador, genético, o sistema conhecido como modelo organizador biológico. É a Sombra que faz nosso coração bater, nosso cérebro funcionar, que determina a quantidade de proteínas e vitaminas que precisamos, enfim, é a responsável pelo funcionamento de qualquer órgão do Corpo humano.
São também aspectos da Sombra o aparelho mental, o subconsciente, a mediunidade, o temperamento, os impulsos ou instintos básicos, naturais, ou ainda impulsos vitais, quais sejam, o domínio ou agressividade, a sensualidade ou sexualidade, a curiosidade, a responsabilidade ou habilidade e a presença, bem como os procedimentos decorrentes desses impulsos, como a coragem, a força, a ousadia, a determinação, a atitude, a ação, a convicção, a certeza, a firmeza, o arriscar-se, a iniciativa, o banca-se, o centrar-se, a boa vontade, o pé no chão.
Uma das funções mais maravilhosas das forças das Sombras quando despertadas é A CURA. Aliás, a Sombra é um conjunto de aspectos que influenciam todas as áreas de nossa vida. As forças da Sombra, além de trabalharem na área da saúde, trabalham com a sexualidade, com relacionamentos, com a área profissional e com a prosperidade. O trabalho dos xamãs resumem-se em lidar com essas forças. O que o xamã faz é usar a força DA PESSOA para despertar a Sombra DELA. Ele apenas ajuda.. É A SOMBRA DE CADA UM QUE PROMOVE A CURA.
Os condicionamentos, os traumas, os medos, os bloqueios energéticos, só são dissolvidos com as forças da Sombra
As forças da Sombra são um conjunto de aparelhos funcionais que se manifestam de diversas formas. Elas não tem uma forma específica por se adaptarem às peculiaridade regionais, MAS possuem FUNÇÃO bem definida. Por exemplo, a fala é uma força da Sombra definida dentro de cada um, força essa que precisou se adaptar à língua local. A FUNÇÃO é falar MAS A FORMA segue as inúmeras línguas e dialetos existentes no Planeta. Se as forças da Sombra tivessem uma forma, elas se manifestariam na mesma língua para todos os povos.
Tudo o que se refere ao corpo e à materialização DIZ RESPEITO À SOMBRA, porquanto o Corpo é matéria, raiz, terra e sem ela, não há materialização de dinheiro, de saúde, de relacionamentos. De que vale você fazer mil cursos de prosperidade - assunto atinente à Luz - se não houver o magnetismo da Sombra para fixar o que deseja? TUDO que se faz na Terra é com o concurso da Sombra, assim como toda planta necessita das raízes para existir. PARA RECEBER, NÃO BASTA PEDIR. É NECESSÁRIO O MAGNETISMO da Sombra PARA FIXAR NA MATÉRIA o objeto de seu pedido.
Sem sombra não há realidade nem realização
As forças da Sombra seguem a funcionalidade
As forças da Sombra se caracterizam por assumir formas cada vez mais funcionais. Por que temos pernas? Por que andamos na vertical? Por que o morcego tem uma espécie de radar? Por que os vaga-lumes têm luz? Por que a cobra é lisa? Por que nossos olhos estão na cabeça e não no umbigo? Por que o ânus é escondidinho, longe dos olhos e do nariz? É lógico! Não, não é lógico. É totalmente FUNCIONAL, assim como NADA É POR ACASO. A beleza é funcional, a diversidade é funcional, a praticidade é funcional. A SOMBRA TRABALHA PELA FUNCIONALIDADE. TUDO é assim na natureza. Há uma inteligência, uma sabedoria, uma Luz orientando a forma, desde a estrutura de uma folhinha seca que cai na floresta amazônica até nossa galáxia, para que tudo seja cada vez mais ORGANIZADO e FUNCIONAL.
O Espírito, POR INTERMÉDIO DA Alma, com sua Luz orienta, e a Sombra com sua plasticidade e força magnética fixa, assume os moldes FORNECIDOS pela Luz. UM SEM A OUTRA RESULTA EM CAOS. É exatamente isso que diz a teoria evolucionista de Darwin. Por trás da evolução das espécies há uma orientação para que a reprodução, a alimentação, a defesa sejam cada vez mais funcionais, proporcionando sempre mais liberdade e conforto a cada ser. O prazer é uma orientação da Alma.
A Sombra é só energia com capacidade infinita de transformação, e na hora que a Sombra lida com a Luz, ela ganha forma. A forma, a funcionalidade quem dá é o Espírito, por intermédio da Alma. Quanto mais luz, mais funcionais e eficientes são as formas assumidas pela Sombra. Isso é evolução. Isso é expansão da Consciência. O que estão fazendo a Sombra e a Luz da engenharia genética? Tornado mais funcional nossa vida. Toda medicina, toda tecnologia, toda a Ciência trabalham nesse sentido: aperfeiçoando a funcionalidade.
TODAVIA, se nosso EU Consciente insiste num ponto de vista desprovido de Luz, ou com pouca Luz, como, por exemplo, sacrificar-se pelo bem-estar do outro, a Sombra, que É NEUTRA, vai assumir a forma contaminada, e o resultado na prática é dor, até que mudemos o ponto de vista ou a atitude. A Sombra, embora inteligente, é um aspecto do Espírito Uno em nós, NÃO TEM A FACULDADE DE DISCERNIR POR SI PRÓPRIA. Seu campo de discernimento é limitado ÀS SUAS FUNÇÕES, e a Luz que lhe é IMPRESSA é a que nós passamos para ela. A DOR É A REAÇÃO DA SOMBRA para mostrar que a Alma tem uma fôrma, ou melhor, um molde. Portanto, o EU Consciente  É A PORTA DE ENTRADA E DE SAÍDA PARA AS MUDANÇAS.
Luz
Nosso aspecto Luz lida com a fôrma da estrutura. É a Luz que MOLDA o que a Sombra precisa para haver materialização. Diz respeito ao conhecimento espiritual, à sabedoria, a todos os sensos da Alma, tais como o bom senso, o senso da realidade, o senso da ética, o senso da estética, o senso da verdade, o senso vocacional, o senso social, o senso do amor, da compaixão. Tem a ver também com a inteligência racional, afetiva, artística, científica, com a intuição, com o discernimento, com os sentimentos, com o gostar, com a boa ideia, com a fé, com a contemplação, com a meditação, com a prece, com a praticidade, objetividade, simplicidade, clareza, enfim, com TUDO que diz respeito à fôrma.
Em NOSSO CONTEXTO a palavra LUZ significa esclarecimento, composta pelo radical claro. Aquilo que está claro faz sentido, não há mais questionamento a respeito, e a dúvida deixa de existir. ANDAR NO CLARO É ANDAR TRANQUILO. Ninguém gosta de andar por uma rua mal iluminada. O escuro sugere o medo e medo é caos, trevas. O QUE GERA O CAOS É A IGNORÂNCIA. Onde houver ignorância haverá dor. ENTROU A LUCIDEZ em determinada área, nos diversos aspectos de nossa vida, A DOR DEIXA DE EXISTIR.
Trevas
TREVAS SÃO IGNORÂNCIA. Ignorância no sentido de FALTA DE INFORMAÇÃO, de conhecimento, de falta de lucidez. IGNORÂNCIA, TREVAS, CAOS SÃO SINÔNIMOS, pois referem-se à falta de lucidez. A Luz ancorada à Sombra resulta em lucidez que ilumina e expulsa a dor. O SOFRIMENTO PROVÉM DA IGNORÂNCIA. Quanta ignorância existe numa guerra? Quanta ignorância existe nos países avassalados pela pobreza? Quanta ignorância existe na falta de Consciência ecológica? Quanta ignorância existe os preconceitos?
SOMBRA NÃO TEM A VER COM TREVAS e tampouco é o inverso da Luz. SOMBRA É A OUTRA FACE DA LUZ E VICE-VESA, como no símbolo ying e yang. Quem está nas trevas está na dor. Obviamente, existem vários GRAUS de dor. Desde a mais branda, que pouco incomoda, até a mais intensa, emocional ou física, que atinge níveis insuportáveis. É que comumente se conhece por inferno. A palavra INFERNO SIGNIFICA INFERIOR, característica da terceira dimensão, a dimensão densa, na qual estamos vibrando. Tal como AQUI, o inferno existe no astral, também conhecido como umbral, pois a parte densa do astral também está na frequência tridimensional. O INFERNO E O PARAÍSO SÃO ESTADOS EM QUE A PESSOA SE ENCONTRA, caótica ou organizada, com o sem a Alma.
Todavia, AS TREVAS, o caos, TEM UMA FUNCÃO divina, pois representam O ESTÍMULO para despertarmos as qualidades do Espírito EM NÓS, para fixarmos a presença da Alma EM NÓS, QUANDO NÃO SABEMOS USAR A INTELIGÊNCIA.
Sem o caos não haveria organização. Sem o caos não haveria o processo da lucidez, do discernimento, muito menos da expansão da Consciência. O CAOS É PARTE DA PERFEIÇÃO DIVINA, na medida em que serve de estímulo para o surgimento de uma série de coisas boas, como o aprendizado, o conhecimento, o desenvolvimento de virtudes, o domínio, o poder, a liberdade e a realização.
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e das Trevas”.