O EU Consciente precisa aceitar

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

as decisões dos outros EUs
Apesar de os três EUs - o EU Alma, o EU Sombra e o EU Superior - deterem um poder muito forte em suas escolhas, podem surgir complicações com a interferência do EU Consciente. SE sua Alma sentir que não gosta de determinada pessoa e, no entanto, seu EU Consciente achar, por conveniência social, que você deve conviver com ela, que você se dará bem com essa pessoa, sem dúvida nenhuma, você vai arrumar um conflito com sua Alma. Ela não volta atrás, e se você não voltar também o confronto acabará em doenças psicossomáticas.
Da mesma forma, seu EU Sombra, com impulso instintivo de animal, com o seu temperamento, também opta por caminhos e decisões pessoais. SE seu EU Consciente pode interferir, pode, obviamente, NÃO ACEITAR certas decisões dele. Então você vai criar um grande conflito em suas opções nos caminhos eróticos sexuais, na decisão da estrutura do Corpo de encarnar e reencarnar, na estruturação da saúde, na preferência da alimentação, no temperamento.
A Alma e o animal costumam concordar PLENAMENTE com o EU Superior, MAS o EU Consciente PODE DISCORDAR do caminho. Claro que mais cedo ou mais tarde vamos entrar no caminho do EU Superior, querendo ou não.
Você É UNICO! Respeite-se!
Todo mundo sabe que há necessidade de fazer alguma coisa para que nosso EU Animal seja saudável. Não apenas com relação à alimentação, mas também com relação à atividade afetiva, às atividade sexuais, às práticas esportivas, às brincadeiras, às danças. Sabemos que há coisas de que ele não gosta. Há cheiros que o Eu animal não suporta e há outros que ele procura. Algumas pessoas não gostam de praia porque o bicho não gosta de praia. Preferem a montanha, o mato, os campos. Umas gostam de flores, enquanto outras são indiferentes a elas. Há pessoas que preferem os desertos, outras o mar. Existem as que gostam da amplidão dos espaços, já outras gostam de lugares escondidos. SOMOS TODOS DIFERENTES PORQUE OS ANIMAIS INTERIORES SÃO DIFERENTES. Assim são os bichos em suas escolhas, que se alteram, experimentam, gostam, têm vontades novas, decidem, mesmo que o EU Consciente NÃO concorde.  A MESMA coisa ocorre com o EU Alma. Quando a Alma se decide por aquilo que ela gosta, por aquilo que ela quer, pela razão, pela justiça, pela ética dela, pelas leis que ela quer impingir, pela alegria que ela quer ter, pelas razões que quer expandir, ou nós aceitamos suas condições ou ficaremos perdidos na vida, completamente desencontrados, SEM nenhuma VONTADE.
Às vezes, algumas decisões do EU Consciente, mesmo que estejam alinhadas ao querer do EU Alma, podem resultar em conflito com o EU Sombra (bicho). Então, é preciso interiormente apaziguá-los. Por exemplo, se você estiver assistindo a um filme que está muito interessante. Tanto seu EU Consciente como o seu EU Alma estão adorando, mas o EU bicho não está nem aí para esse fato. Se o corpo físico estiver cansado, pinta um repentino sono e você vai adormecer sem ver o fim do filme. A natureza da Alma é bastante movimentada com o Corpo, excita o bicho. Ele gosta, mas quando se cansa nem a Alma o controla, por mais que esteja motivada. Ela é obrigada a aceitar, uma vez que sem dormir os canais da percepção se fecham, e sem esses canais ela não pode atuar.
Patologias
As demandas INTERIORES, os conflitos nos quais todos os EUs podem se envolver, causam os quatro campos da patologia humana: física, mental, emocional e espiritual. Antigamente diziam: “ele tem problema espiritual”, referindo-se a uma série de coisas que não tinham sentido, nem eram tão claras. Hoje, sabemos que problemas DO ESPÍRITO são do ESPÍRITO, DA ALMA são da ALMA, DA SOMBRA são da SOMBRA, DE EU CONSCIENTE são do EU CONSCIENTE. Geralmente, a participação de Eu Consciente em em si a função administrativa e coordenadora, sendo por isso responsável direta ou indiretamente por todos os problemas E prazeres que experimentamos.
A Inteligência Única interior não tem absolutamente nada a ver com o que observamos na psicologia. Na verdade, os psicólogos perceberam algumas relações importantes, mas a estruturação está longe de ser suficiente para explicar a diversificação da constituição INTERIOR. Portanto, observando AS EXPERIÊNCIAS compreenderemos melhor.
NADA no ser humano É COMPLEXO, quando ele tem uma experiência como referencial. Você é tão bom quanto qualquer outro para OBSERVAR as coisas
OS COMPORTAMENTOS psicológicos oriundos do EU Consciente são os que envolvem os aspectos DA PERSONALIDADE, uma vez que a função dela é lidar com o mundo exterior, como a timidez, a vergonha, a vaidade exacerbada, o orgulho, o medo de se expor, o narcisismo.
QUANDO o EU Consciente ENTRA EM CONFLITO com a Alma, OS PROBLEMAS que a pessoa desenvolve SÃO os relativos à depressão, à solidão, ao desânimo, ao vazio, à falta de sentido na vida, à perda do sentido das coisas, à perda do gosto, à perda do raciocínio, à perda da agilidade racional (falta de inteligência), à perda dos sentidos humanitários, tais como o amor, a compaixão, a generosidade, a caridade e a bondade. Desenvolve a síndrome do egoísta, os complexos de inferioridade e da superioridade, a ganância, e torna-se uma pessoa apegada às futilidades.
OS CONFLITOS COM o EU Sombra PROVOCAM TODAS as espécies de doenças FÍSICAS, TODOS os tipos de fobias, as manias compulsivas, a hipocondria, a síndrome do pânico e toda espécie de obsessão.
QUANDO o EU Consciente REJEITA as vontade do EU Espírito, a falta de humor é o primeiro sintoma que aparece para a pessoa, o que a faz ranzinza. A alegria e o contentamento PASSAM DISTANTE. Sabe aquela pessoa que vive de mal com a vida, reclamando de tudo e de todos, rasa, sem profundidade? A mesmice e a falta de criatividade, de inspiração, de boas ideias também se fazem presentes em sua vida. Se ela teimar em não concordar com a vontade do Espírito, fatalmente vai desenvolver alguma espécie de psicopatia, quando não a esquizofrenia. Quem não anda do lado do Espírito é candidato a desenvolver a teomania, cuja característica é o fanatismo religioso.
ABRA-SE PARA O NOVO, em você!
Todos os nossos problemas são perfeitamente aceitáveis pelo nosso Eu Superior. Ele sabe que não importa o caminho que venhamos a tomar, porque TODO CAMINHO É CAMINHO dele. TODAS AS EXPERIÊNCIAS SÃO PRÁTICAS QUE VÃO DESPERTANDO A PERCEPÇÃO DE TODOS OS Eus no caminho. A própria Consciência Espiritual, mesmo agregada à Consciência Universal, não possui a lucidez TOTAL, porque ela se faz EM CONJUNTO. A LUCIDEZ CARREGA VOCÊ do LATENTE para A REALIDADE. Portanto, o conscientizar-se, o estar lúcido, o perceber, o discernir e todas as funções da atenção, vêm da lucidez. São esses os conteúdos mais importantes na expansão e na vida, porque quando falamos em vida falamos de Consciência, fluindo da realidade dos universos que nos compõem. A REALIDADE TEM VÁRIAS CAMADAS E TODAS ELAS INTERAGEM.
Percebemos, então, que a divisão desses vários EUs vai promover NOVA percepção de nossa dinâmica interior, das situações que elas nos causa. NOSSA FORÇA SÃO IMENSAS. As força de todos eles estão sempre em andamento. JAMAIS entram completamente no sono. Tiram a consciência do EU Consciente, mas continuam trabalhando em nós durante toda a noite, digerindo e trabalhando em várias regiões da gente.
A Alma costuma ajudar no serviço dos sonhos, e é muitas vezes neles que o Espírito se apresenta, procurando trazer e influenciar a relação dessas forças interiores de forma positiva nas demandas dos caminhos divinos. Quando o Espírito se faz presente, TORNAM-SE CLARAS as sensações, pois ele transforma pesos, dores, desconfortos, instaurando-se uma sensação de harmonia. 
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e das Sombras”.