Formas representativas da Luz e da Sombra p/ nós

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

"TODA e QUALQUER" forma
A Luz e a Sombra, para se fazerem representadas em nosso consciente, assume formas conhecidas. Na verdade, tanto a Luz como a Sombra não tem forma alguma. Elas podem ter qualquer forma em qualquer cultura. E o que tem a capacidade de ter qualquer forma, não tem forma nenhuma. Como essas forças agem numa zona do inconsciente, os seres humanos sentiram a necessidade de visualizá-las, de dar-lhes características para poderem interagir com essas forças ocultas. Elas são susceptíveis de assumir formas porque o aparelho mental humano NÃO ENTENDE algo indefinido, sem forma.
Nosso aparelho metal, para a compreensão e a percepção, tem a necessidade e a capacidade de abstrair tudo o que passa pelos sentidos do Corpo. Por exemplo, ao olharmos para um objeto de quatro pernas que tem a mesma distância entre elas, um assento e um encosto, o aparelho mental vai abstrair daí uma cadeira. Se a distância de duas pernas para as outras duas for muito grande, abstrairá um banco. Assim é com tudo o que sentimos. Sem a abstração não haveria a comunicação, não haveria profissões, não haveria ensino, não haveria alimentação adequada, nada seria funcional. A Luz e a Sombra valem-se dessa nossa incrível capacidade de abstrair para se representarem em nosso subconsciente. Assim. Podemos conversar, comandar, interagir com elas facilmente.


Formas representativas da Luz
É necessário que vinculemos a Luz a uma imagem que nos represente a sabedoria suprema. Um anjo, um ancião, uma criança, um santo, uma fada, uma estrela, etc. O importante é que toda vez que queiramos dialogar com a Luz, essa figura seja evocada fácil e claramente.
Para estabelecer que tipo de figura ou imagem deseja que represente seu aspecto Luz, recolha-se a um lugar confortável, como se fosse fazer uma meditação. Procure relaxar, tanto o Corpo com o mental. Procure liberar o mental das preocupações diárias, dos afazeres, das obrigações, das pessoas que surgem no pensamento. Procure ficar no aqui e agora, apenas observando o que o Corpo está sentindo. O AQUI E AGORA NUNCA É ANSIOSO NEM ANGUSTIANTE. Relaxe. Pense na palavra paz. Diga interiormente várias vezes estou em paz. ELEVE-SE. Elevar-se é colocar-se interiormente acima da coletividade, das ilusões. É contatar o Eu Superior por intermédio de sua Alma. Peça para ela mostrar uma imagem que represente sua Luz. FIXE a figura que aparecer. FIXE, FIXE até torna-la clara e definida. Determine com convicção: isso é minha Luz.
As figuras e as imagens servem apenas para facilitar o processo para sua mente. Não são elas as detentoras do poder, mas a Alma e o Eu Superior. As representações são apenas um vínculo facilitador para se manter contato, como as imagens das Igrejas. A diferença aqui é que estão DENTRO DE VOCÊ.
Toda vez que você precisar conversar com sua Luz para obter alguma informação valiosa, alguma ideia, algum ensinamento, para tirar alguma dúvida, para aprender alguma verdade, evoque essa imagem. Uma vez presente, converse à vontade com ela. É como se fosse a representante do Espírito Uno ali ao seu lado. Sempre que você contatar essa imagem, diga-lhe: tudo que preciso saber me é revelado por você.
Formas representativas da Sombra
Essas forças ocultas, essas qualidades ou instintos, por agirem numa zona do inconsciente, levam o ser humano a sentir a necessidade de visualizá-las, porque o aparelho mental, como foi dito, necessita de uma imagem, de uma representação, de uma caracterização para que possa lidar e relacionar-se melhor com elas. Para os cristãos, esses instintos são vistos como dons divinos, para a Psicologia como temperamento, para os xamãs como animal de poder, para os africanos como exus. Antigamente essas relações eram mantidas por meio dos ritos. Atualmente, continuamos com a necessidade de atender a essas forças da Sombra, não de maneira ritualística, mas de forma visual e verbal.
Lembre-se de que são apenas maneiras de a Sombra se comunicar conosco. Quem realmente tem poder é a Sombra, um dos aspectos do Espírito Uno em nós, que dependemos dela e ela de nós. Um exemplo cotidiano desse poder da Sombra em nós é a necessidade que sentimos de ir ao banheiro, que nos obriga a largar tudo o que estivermos fazendo para atendê-la; ou então a necessidade de dormir. Por mais interessante que seja o desfecho de um filme a que estamos assistindo, se nosso Corpo estiver com sono, lá se foi o final da história.
Para representar sua Sombra, siga o mesmo procedimento adotado para Luz. A diferença está na forma de representação. Se quiser entrar em contato com a Sombra basta representa-la pelo próprio Corpo físico, mas se quiser visualizá-la, ela pode se apresentar na figura de um animal, dos ícones da cultura brasileira, do índio, do preto velho, de uma cigana. É muito importante não confundi-la com entidades que em certas práticas mediúnicas se incorporam às pessoas. A entidade é outro ser humano desencarnado, enquanto que as formas representativas da Sombra são partes divinas de cada um de nós.
Se você não estiver acostumado com esse tipo de procedimento, no início pode ser que não obtenha uma imagem clara. Não desista. Continue praticando, pois tudo que você conseguiu na vida até hoje foi pela prática diária, pela disciplina. QUANTO MAIS VOCÊ PRATICAR, mais a figura vai se tornando familiar, real, e quanto mais importância der àquilo, mais energia vai se concentrar ali, até que as imagens representantes da Luz e da Sombra se fixem, originado as forma-pensamento correspondente. Peça para elas enviarem um sinal por meio de seu Corpo, para sentir sua presença. Com a prática constante do diálogo, os sinais tornam-se característicos. Você não correrá o risco de confundir a resposta com uma fantasia, pois que sentirá a certeza, de Corpo inteiro.
Os exus
Há muito desconhecimento, mistificação e informações desvirtuadas a respeito do papel dos exus. Sempre que se fala em exu as pessoas, em geral, vinculam sua imagem às obras do mal, a espíritos malignos, à presença do demônio. Primeiramente, o diabo não existe. É uma crença fantasiosa imposta pela cultura religiosa.
O exu, quando se apresenta numa pessoa, mostra seus aspectos de Sombra. Quando em estado alterado de consciência na prática xamânica, vemos um preto velho, um índio, ou até uma criança, geralmente nos trabalhos de cura, na verdade estão mostrando fortemente as funções, os poderes que são qualidades da Sombra. TODOS nós temos um ‘exu interior’, já que a Sombra é um aspecto do Espírito Uno inato de todo ser humano.
Há indivíduos que ao longo das vidas trabalharam e desenvolveram muito esses poderes, como um médico que na prática diária desenvolveu suas aptidões, e hoje são grandes magnetizadores, com capacidade de curas fantásticas, com um domínio do poder de materialização muito grande.
Há exus desencarnados, assim como os há encarnados, pois tais qualidades e habilidades independem da vida ou da morte, porque, uma vez desenvolvidas, permanecerão para sempre com a pessoa, por tratar-se de UM DOM natural DIVINO. Por exemplo, pessoas com carismas extraordinários, com muita sensualidade, pessoa com capacidade de cura como benzedeiras, curandeiros e religiosos, médicos, pessoas com facilidade de ganhar bastante dinheiro, cozinheiras de mão-cheia, dançarinos extraordinários, craques de futebol, profissionais habilidosíssimos em sua profissão, nada mais são que exus reencarnados com os aspectos de sua Sombra muito proeminentes.
A SOMBRA É NEUTRA. Se seu poder magnetizador for desenvolvido para a prática do bem, com Luz, o resultado será bom, organizado. Se for desenvolvido para a prática do mal, sem Luz, com ignorância, as consequências serão desastrosas. Assim, há exus com os mais variados níveis de Luz, cujos trabalhos serão correspondentes a esses níveis.
É ASSIM COM TUDO. O dinheiro, o sexo, a medicina, a inteligência, a palavra, o poder, TUDO É NEUTRO. A intenção ali depositada é que vai determinar a qualidade do resultado, e a intenção varia de acordo com o nível de Luz de cada um. Por isso existe exus tidos como demônios e outros tidos como anjos. DEPENDE DA LUZ OU DA IGNORÂNCIA da pessoa
Portanto, trabalhe e desenvolva SEU EXU INTERIOR se quiser ter sucesso seja lá em que área for. Aliás, todo mundo está fazendo isso, sabendo ou não, pois são as forças da Sombra que possibilitam a realização. Desenvolva seu exu, seu poder magnético, AGORA, DE MANEIRA CONSCIENTE, INTELIGENTE, para conseguir com mais rapidez o que pretende. Todavia, sempre para um bom propósito, é claro, senão você vai se machucar.
Os guardiões
Para desenvolver a habilidade de puxar as forças da Luz e da Sombra, podemos evocar a ajuda de entidades desencarnadas que trabalham também para essa finalidade, conhecidas como guardiões. NÃO CONFUNDIR COM o guardião interior, que é um sistema do Eu Sombra. Essas entidades, a longo de muitos e muitos anos, tanto aqui na Terra como no astral, praticaram muitas experiências no campo energético, e hoje são detentoras de um poder magnético muito poderoso. São conhecidas como seres magnetizadores do bem. Há também os magnetizadores das trevas, que ainda não percebem o sentido da Luz, porém, esses personagens não nos interessam, pois não diz respeito ao tipo de trabalho que propomos desenvolver. Nós trabalhamos apenas com as forças da Luz e da Sombra.
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e da Sombra”.