O bonzinho e o bondoso

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Para melhor firmarmos o conceito de Sombra e Luz, vejamos o exemplo do bonzinho e do bondoso. O BONZINHO tem pouca Luz e pouca Sombra. Seus conceitos de bondade, amor, generosidade estão completamente invertidos, ou seja, caóticos. A Sombra, por sua vez, representada pela coragem e pelo domínio, também é pouca. Embora tenha uma dose de certeza de que dessa maneira vai se dar bem nessa vida ou após a morte por uma compensação divina, vive em CONSTANTE insegurança. Como ele não se aprova, não se considera, não se ama, não se apoia, não se reconhece, procura tudo isso NOS OUTROS. Então vai praticar o jogo da troca, da manipulação, da sedução. O SIM PARA OS OUTROS é uma constante em sua vida, NÃO SE IMPORTANDO SE REPRESENTA UM NÃO PARA SI. Trata-se de uma pessoa totalmente dependente, com baixa autoestima.
O BONZINHO o prende e o controla. Caracteriza-se por cultivar um padrão de energia muito denso. Como NÃO TEM ENERGIA PARA SE NUTRIR, vai vampirizá-la dos outros. Sua presença logo incomoda os próximos. Se você lhe disser não, provavelmente vai virar a cara, emburrar e fazer com que você se culpe por negar algo a quem tanto o preza. FAZ O PAPEL DE VÍTIMA O TEMPO TODO para prender sua atenção. O BONZINHO É um poço de dó, piedade, pena, culpas e arrependimentos, exatamente o contrário daquilo que consideram Luz.
Não se trata de uma crítica às atitudes do bonzinho, pois cada qual faz SOMENTE AQUILO QUE SUA ESTRUTURA PERMITE fazer. Trata simplesmente de descrever a situação caótica em que se encontra devido à falta de Luz e de Sombra. É POR ESSA RAZÃO QUE O BONZINHO SOFRE TANTO. E para sair dessa situação? Já está fazendo por sair. POR INTERMÉDIO DO PRÓPRIO CAOS É QUE SE SAI DO CAOS. Quem está envolvido no caos não percebe outra via. Ele não sabe, mas é sua Alma que está por trás desse jogo. Quando souber,e este é o propósito final da Alma, já estará preparado para não agir mais dessa forma e aprender SEM precisar da DOR.
NO LADO OPOSTO encontra-se O BONDOSO. É claro que o bondoso um dia já foi bonzinho. A Luz e a Sombra do BONDOSO estão em alta e em equilíbrio. Por essa razão ele parece brilhar. TEM CLARO para si o que é o verdadeiro amor, a verdadeira ajuda, a verdadeira humildade. ELE FAZ PORQUE GOSTA DE FAZER. NÃO ESPERA NADA EM TROCA. Independe de sua atenção, de seu apoio, de sua consideração, de seu amor, pois tem OS SEUS PRÓPRIOS. O BONDOSO SE SUSTENTA. Dá e muitas vezes nem se lembra que deu. Trata-se de uma pessoa de energia nutritiva cujo convívio é agradável, porquanto desejado. O BONDOSO GOSTA de seu aplauso, de seu apoio, de sua consideração, de seu reconhecimento, MAS NÃO DEPENDE DELE. Sua AUTOESTIMA ESTÁ SEMPRE EM ALTA. DIZ NÃO E SIM QUANDO PRECISA, DESDE QUE NÃO TENHA DE TIRAR DE SI. Do ponto de vista invertido e caótico do bonzinho, o bondoso é um egoísta. Do ponto de vista organizado do bondoso, o bonzinho está fazendo o que sabe NO MOMENTO e não é mais nem menos que ele, APENAS DIFERENTE. Isso é compaixão.
O sexo
Um exemplo característico de que Luz sem Sombra resulta em caos ocorre COM FREQUÊNCIA na área da sexualidade. Vamos supor que alguém procure um profissional do assunto para trabalhar esse aspecto de sua vida que não está bem. O profissional aborda o tema com bastante propriedade e o cliente, entusiasmado, leva para cama uma teoria bem elaborada a respeito. A parte Luz está pronta. TODAVIA, na hora de pôr em prática todo esse conhecimento, falta-lhe coragem, convicção, posse de si. Toda essa luz se dispersará nas ilusões. POR OUTRO LADO, o impulso da sexualidade continua ali pronto para fluir, pois A NATUREZA NÃO ESTACIONA NUNCA. Sucederá que a Sombra também se dissipará nas ilusões e as duas não encontram ambiente favorável à devida conexão, e todo um trabalho vai por água abaixo, resultando em mais caos, eis que as cobranças, a insegurança e os medos aumentam.
A prostituta convicta de que está fazendo O SEU melhor, ou aquela que está pouco se lixando para o que os outros pensam de si, aquela que se vê digna perante o que faz, como outro qualquer de uma profissão diversa, aquela que não deita com quem não quiser, aquela que não VÊ maldade nem imoralidade NO QUE FAZ, estão bem. A Luz de sua sabedoria encontra-se respaldada na Sombra da coragem, do domínio, da responsabilidade e da sensualidade. Quem sofre? A prostituta que SE VÊ INFERIOR, suja, errada. Neste caso, não há nem Sombra nem Luz, ou seja, SUA REALIDADE É UM CAOS completo.
O trânsito caótico
Se você estiver parado no trânsito caótico, com hora marcada para algum compromisso, a ansiedade começa a surgir. O que diz a Luz do bom senso? NÃO HÁ NADA QUE SE POSSA FAZER e qualquer acúmulo de raiva piora a situação. A Sombra, representada pelo impulso básico do domínio ou agressividade, vai ser acionada em grande quantidade. SE houver recepção por parte da Luz, o resultado será de calma e tranquilidade, CASO CONTRÁRIO, haverá uma explosão de raiva descontrolada ou então acúmulo devido ao controle, que fatalmente SE REFLETIRÁ NO CORPO sob alguma forma de DOR.
A paixão
A PAIXÃO, erroneamente tratada de amor, é outro exemplo característico em que O DESEQUILÍBRIO ENTRE SOMBRA E LUZ verifica-se com frequência. A pessoa apaixonada que ainda não saiba lidar com o assunto com certa lucidez, fatalmente vai ATRAIR dor. Eis porque o aspecto Sombra, representado pelo impulso básico da sensualidade ou da sexualidade, é muito forte. Se não houver a Luz correspondente, ou a firmeza, pés no chão, aspectos relevantes da Sombra, o resultado será um tanto desordenado.
Quando as pessoas se apaixonam, a tendência é de se estabelecer uma dependência mútua muito grande. O APEGO É PROPORCIONAL AO GRAU DA PAIXÃO. Não raro, um se submete à vontade do outro, NO ENTENDIMENTO EQUIVOCADO de que SE negar poderá perdê-lo. O “sim” é bastante utilizado.O BOM SENSO E O DISCERNIMENTO NÃO PREVALECEM. Assim, revelando esses aspectos da Luz, o equilíbrio fica bastante prejudicado, PROVOCANDO OS SOFRIMENTO tão frequente em que se envolvem os apaixonados, principalmente na separação. Caso o relacionamento perdure, passada a maré da paixão, tudo o que foi revelado antes vem à tona, e então começam as cobranças, ou seja, a confusão.
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e das Sombras”.