Os sistemas da Sombra

domingo, 15 de janeiro de 2012

REALIZAR É FAZER, e nada se faz sem o concurso da Sombra, porque é a Sombra que cuida da vida na Terra. A Sombra, como foi visto, manifesta-se de muitas maneiras, pelas vias que forem acessíveis ao entendimento humano. Assim, ela vai valer-se da língua, da cultura, da crenças, da religião, dos ritos de cada povo. No xamanismo dos índios das Américas, manifestam-se de acordo com a língua local e seus rituais característicos. Da mesma maneira, para os adeptos do xintoísmo no Japão, para os seguidores da umbanda e do candomblé, no Brasil, das religiões da Indonésia e da África, e assim por diante.
Citamos esses exemplos porque é muito evidente a forma pela qual seus seguidores lidam com as forças da Sombra. Eles tem Consciência de tal fato. Isso não quer dizer que a Sombra não lança mão de outras práticas, de outros rituais, de outras religiões para se manifestar e se desenvolver.
De uma forma ou de outra, a Sombra sempre vai se manifestar, pois se trata de um aspecto divino latente em cada ser humano. NÃO HÁ COMO BLOQUEAR ESSE DOM DIVINO. Acontece que o grau de sua manifestação depende dos limites impostos pelo mental individual ou coletivo, da permissividade, da estrutura de cada um. Ocorre, porém, que a maioria da religiões foca sua doutrina na Luz. As atividades da Sombra sendo relegadas ao segundo plano, ou até mesmo desconsideradas, seu poder de realização torna-se bastante limitado. Exemplo disso são as restrições que sofrem os impulsos básicos, representantes legítimos da Sombra, por parte de muitas religiões, principalmente a sexualidade, a presença e o domínio, fazendo com que essas áreas sejam problemáticas na vida de seus seguidores, concorrendo para o acometimento de uma série de doenças. Essa doenças nada mais são do que a reação da Sombra a fim de mostrar o que estamos fazendo contra nós.
A Sombra é maleável e tolerante, adaptando-se facilmente a diversas situações. Todavia, se a repressão for muito forte, ela vai reagir à altura. Quanto maior a opressão moral, ética ou religiosa de um povo pelo governo, da sociedade ou da religião, inibindo a expressão individual, mais doente será esse povo. As epidemias que volta e meia grassam por aí são um exemplo característico desse efeito.
A opressão é uma ação contra a Sombra, que reage através de doenças
A FORMA É mutável, A FUNÇÃO NÃO
A Sombra é muito adaptável. Se acaso um brasileiro praticante do xamanismo de nossos indígenas for para a Índia e aprender o hindu, as forças da Sombra vão se manifestar naquela língua para essa pessoa, moldando-se, assim, às expressões, costumes e cultura da nova localidade. Todavia, o conteúdo básico da Sombra, sua função, que é a manutenção do sistema, permanece inalterado. Por exemplo, no trabalho de cura, a forma da qual o xamã vai se valer muda de acordo com os costumes e expressões locais, mas a função da Sombra, que é manter o sistema de saúde, é a mesma em todo o planeta. As forças da Sombra concernentes com a saúde só vão lidar com a saúde. Não vão lidar com os aspectos financeiros, por exemplo. Esta área tem sua própria Sombra em qualquer parte da Terra. Embora todos os sistemas da Sombra estejam interligados, pelo fato de serem atributos divinos e diferentes aspectos do mesmo Espírito Uno, eles agem individual e independentemente uns dos outros.
As forças da Sombra exigem melhora
As forças da Sombra, quando ativadas, não aceitam mais a estagnação ou o retrocesso. Elas precisam e exigem melhora e desenvolvimento. Por exemplo, a sexualidade, uma força da Sombra muito forte, presente no ser humano. Enquanto a pessoa não a experimentou, vive satisfatoriamente sem ela. Porém, uma vez experimentada e aprovada, se não a praticar vai sofrer. E mais, só praticar não basta. Tem que melhorar sempre. Tanto é que a referência sempre vai ser aquela relação sexual que mais agradou. É como comer uma comida muito saborosa. As outras se afigurarão inferiores. Ou então, alguém que experimentou a liberdade, se voltar para a prisão provavelmente enlouquecerá, enquanto que aquela que foi criado na prisão, vive naturalmente sem a liberdade. Isso é uma característica de nossas forças naturais. Se forem libertas querem caminho.
O ser da Sombra procura, por instinto próprio, pela evolução. Ele quer o melhor, o melhor, o melhor. Portanto, o destino de qualquer um que tenha despertado sua Sombra, no mínimo que seja, é o evoluir, pois que com as forças paradas haverá distúrbios psicoenergéticos intensos. Assim como o Universo está em expansão, tudo que existe nele e se manifesta nessa expansão, como nosso aparelho mental, a espiritualidade, a Ciência, o saber, etc., segue a mesma direção, da comunhão da Sombra e da Luz, enfim, realização.
TODAS as forças da Sombras se comunicam conosco com frequência, mesmo que não saibamos disso. TODAS podem ser observadas, conversadas e mantidas. Quando nós conscientemente as mantemos, por meio da compreensão, da necessidade, elas funcionam na perfeição.
Para funcionar na perfeição, é preciso que o aparelho mental aprenda e aceite algo fundamental: quebrar as regras da normalidade para encontrar a paz com as forças básicas. As forças da Sombra só aceitam a originalidade, a naturalidade, a individualidade, a funcionalidade. CADA SER É ÚNICO e ORIGINAL. O NORMAL NÃO SERVE MAIS. O normal diz respeito ao convencional pelo senso comum do certo, que varia de época para época, de país para país, de religião para religião. Do outro lado, opondo-se, existe o natural, que é o jeito divino, individual. É preponderante, portanto, que a normalidade seja abolida. Por exemplo, a alimentação, o tipo de alimento, a forma pela qual cada um se alimenta, são expressões individuais.
Não é a medicina que vai determinar o que se deve, quando e como se vai comer, MAS o senso INDIVIDUAL. Tanto é que banana para uns faz mal, para outros faz bem. Há pessoas que tomam café para dormir, enquanto outras o fazem para despertar. A SOMBRA DA SAÚDE TEM CICLOS DIFERENTES PARA CADA INDIVÍDUO. É necessária a compreensão de que nossas relações com as força básicas devem ser consideradas em particular. CADA CASO É UM CASO. É indispensável que troquemos a normalidade pela individualidade
Desiluda-se quanto a ser uma pessoa certa, normal para o mundo, mas seja uma pessoa original e funcional PAR SI mesma, para SUA vida, para A SUA escolha.
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e das Sombras”.