A melhora é uma constante

sábado, 28 de janeiro de 2012

A realidade da qual fazemos parte neste momento de nossa expansão é constituída de aspectos caóticos e aspectos organizados. Os aspectos caóticos são remanescentes ainda da explosão inicial. Portanto, verificamos a ordem resultante de trabalho de Almas ao longo desses bilhões de anos, ao mesmo tempo em que experimentamos parte do caos.
Se compararmos a realidade do sendo comum dos dias atuais - a realidade feita da comunidade - com a realidade dos outros períodos, verificamos que, com certeza, houve melhora, organização e expansão. Há mais tolerância, menos preconceitos, mais cultura, mais facilidades, mais liberdade, mais lucidez, mais saúde, mais longevidade, mais opções de comida, de lazer, e por aí vai. A descoberta da penicilina por Fleming ocorreu a menos de um século, apenas em 1928.
Se o Universo está se expandindo no sentido físico, tudo o que há manifesto nele também está se expandindo, melhorando em todos os sentidos. Tudo caminha do menos para o mais, do pior para o melhor, da ignorância para a lucidez. Tudo segue a direção do universo. Ou seja, Tudo o que é caótica está se organizando e reorganizando ad infinitum, para a satisfação de todos nós que somos o próprio Espírito Uno.
Dissemos que o senso comum melhora com o tempo. Essa melhora é sentida quando comparamos períodos não muito curtos. Se perguntarmos a um morador do Iraque, onde que as pessoas estão envolvidas numa realidade caótica, certamente dirá que o mundo está piorando e tendência é piorar cada vez mais. No período da guerra fria, grande parte das pessoas acreditava que mais cedo ou mais tarde haveria um confronto nuclear entre a Rússia e os Estados Unidos, cuja consequência seria o extermínio da humanidade. Se compararmos períodos mais longos, torna-se evidente que tudo melhorou. SEM DÚVIDA o mundo estará melhor daqui a cem anos.
O terceiro milênio vai se caracterizar por ser o milênio de Espírito. As pessoas se voltarão cada vez mais para a espiritualidade, que é um aspecto de nossa natureza, portanto inata, independente da religião, que é uma invenção e imposição do ser humano. A Terra perderá aos poucos a característica de ser um planeta de expiação, cujo componente sofrimento é muito presente, para se transformar num planeta de reprogramação, regeneração e realização. 
A realidade do senso comum e o individual
A realidade comum melhora cada vez mais. Porém, o avanço é muito lento. Não precisamos esperar que a coletividade se organize para organizarmos o nosso caos. Nós podemos acelerar nossa melhora, nossa expansão, nossa organização.
Então existe só uma realidade? NÃO. Dissemos que cada um é único, as realidade individuais são diferentes., POIS A NATUREZA NÃO REPETE. Da mesma forma, as realidades individuais são diferentes. Cada qual é um pequeno universo em expansão.
Existem tantas realidade quanto seres houver no Planteta
Acontece que as pessoas geralmente possuem as mesmas crenças, pontos de vista parecidos, tomam as mesmas atitudes, tão reforçadas pelos meios de comunicação, resultando em realidades muito SEMELHANTES. Antes da época dos descobrimentos, quão diferente eram as realidades dos índios americanos, dos europeus, dos orientais, dos africanos!
A REALIDADE COMUM É A SOMATÓRIA DAS REALIDADES INDIVIDUAIS. É por isso que uma pessoa, ao mudar de crença ou de atitude, afeta toda a coletividade. Quando dissemos que você faz a sua própria realidade, não falamos de uma realidade totalmente diferente da coletiva. SIGNIFICA QUE, ao mudar suas crenças e atitudes no sentido de cortar caminho, terá um padrão energético diferenciado, de mais qualidade, que ATRAÍRA PARA SI O QUE FOR COMPATÍVEL E ESTIVER DISPONÍVEL AO SEU REDOR. Viverá a família, o trabalho, os relacionamentos num padrão melhor. Não quer dizer que terá que se recluir num mosteiro ou convento, a menos que queira. Significa que poderá atrair para a sua realidade o que já estiver organizado no senso comum, pois o coletivo também evolui e já tem muitos aspectos positivos e organizados. Significa que você melhora sua realidade e a das pessoas com as quais tem afinidade e envolvimento, pois a realidade caótica de uma pessoa querida que faça parte da sua realidade não lhe interessa.
Caos é um meio e não um fim
Como finalidade, o caos não faz parte do projeto primal divino. O caos não é um fim, mas um meio que estimula a organização. O caos existe para ser percebida a organização. Na sua organização vamos expandindo a Consciência e percebendo cada vez mais quem somos. Este é o jogo divino.
O caos, pelo seu caráter passageiro, é uma ilusão.
Ilusão é aquilo que não tem a Luz da Alma. Por isso não tem sustentação na matéria
TODA ILUSÃO É DESCARTÁVEL E EFÊMERA. O verdadeiro é definitivo, é objetivo final, pois faz parte do propósito primordial do Espírito Uno, e uma vez descoberto, não se perderá jamais.
O verdadeiro é a realidade divina. É o modo do Espírito Uno pensar e se alegrar. É a saúde perfeita, a paz, a alegria, a prosperidade, o amor, a harmonia, enfim, tudo que nos faz SENTIR BEM. Quando nos sentimos bem, é o Espírito Uno em nós tendo prazer. Sendo assim todos esses atributos são nossos só pelo fato de existirmos, por sermos a extensão do Criador. Tudo que nos faz sentir mal NÃO É NOSSO, É UMA ILUSÃO, É DESCARTÁVEL, são reminiscências da inversão primordial. Temos o poder de reestruturar NOSSOS valores em organizações mais perfeitas, de acordo com o projeto divino. ISSO É ESPIRITUALIZAR-SE.
Caos, em suma, é toda experiência cujo resultado não é harmônico. Tudo aquilo que provoca o sofrimento
TODAS as doenças são aspectos frágeis e caóticos de nossa estrutura, ainda carecendo de Luz, da inteligência para se organizar, pois que caos é sinônimo de ignorância, de trevas.
O estímulo do caos
O despertar das qualidades do Espírito Uno em nós, da presença da Alma e dela própria só pode acontecer devido ao ESTÍMULO do caos. Assim se explica porque na explosão primordial primeiro surgiu a Sombra com o caos. Justamente para estimular a presença da Luz. SE não houvesse o caos primal não haveria estímulos para as Almas saírem. Logo:
O caos é fundamental
Como os elementos do solo que estimula a semente adormecida à germinação. Os elementos químicos provocam o despertar do Espírito, que consiste na capacidade de multiplicar as células e se tornar uma planta. A planta sempre existiu potencialmente dentro da semente. O Espírito da planta estava lá. A genética estava lá. Para se tornar uma planta, só necessitava de estímulos específicos. A movimentação caótica das Sombras é o estímulo perfeito para a Alma aparecer.
CAOS, OU TREVAS, NÃO É IMPERFEIÇÃO. O caos existe na medida certa para o estímulo certo. É UM EQUÍVOCO TRATAR O CAOS COMO O CULPADO DE TUDO. Ele é tão perfeito quanto a organização o é. SEM ELE NÃO HAVERIA o processo da lucidez, do discernimento, muito menos a expansão da Consciência. TUDO FAZ PARTE DA PERFEIÇÃO DIVINA, na medida em que tudo o que desorganizado, desagradável, ruim, serve de estímulo para o surgimento de uma série de coisas boas, como o aprendizado, o conhecimento, o desenvolvimento de virtudes, o domínio, o poder, a liberdade, a realização.
Quando você resolve um problema dificílimo de matemática, todos os demais se tornam fáceis, não é mesmo? Experimente ficar sentado no sofá horas a fio curtindo uma frustração. Você não suportará. OU SEJA, a Vida nos apresenta o caos para sairmos do próprio caos.
O caos atinge especificamente nas áreas em que você está desenvolvendo algo. Eis a perfeição dele. Quando você estiver pronto, o caos deixa de aparecer naquela área. Ele é adequado para cada um de acordo com seu mundo.
A necessidade do contraste
Para haver o processo da percepção, da Consciência, da lucidez, é necessária a existência de um contraste. QUANTO MAIOR O CONTRASTE, MAIOR A PERCEPÇÃO. Só sabemos que o azul é azul por causa das outras cores. Se tudo fosse azul, não perceberíamos o próprio azul e não saberíamos das outras cores. O peixe de águas profundas não sabe o que é água. Ele nunca teve outro parâmetro para percebê-la. SE NÃO HOUVESSE O SILÊNCIO NÃO PERCEBERÍAMOS O SOM. Só percebemos o Uno por causa do verso. SÓ PERCEBEMOS A ORGANIZAÇÃO DEVIDO AO CAOS. O verdadeiro existe por causa do falso. Só valorizamos a saúde frente a uma doença. Quantas vezes só PERCEBEMOS O VALOR de algo quando perdemos?
Nossa máquina de percepção cerebral é uma máquina de ver contrastes. Os estímulos dos opostos É FUNDAMENTAL no processo da Consciência. Por isso o caos É ÚTIL para a organização do sistema. DISCERNIR É EXATAMENTE ENXERGAR CONTRASTES. Quando você diz é preciso ter discernimento, automaticamente está contrastando atitudes boas e favoráveis com atitudes inadequadas.
Desse modo, apesar de ser preciso organizá-lo, enquanto caos ele tem suas funções, primeiro, como vimos, servindo de estímulo para sairmos dele próprio e atrairmos a Luz. Por que a Natureza fez com que o caos viesse junto com a Sombra, mas antes da Luz, na explosão inicial? EXATAMENTE PARA ESTIMULAR a adesão da Luz. A prova disso é que nós também somos assim. Muitas vezes nós só compreendemos, crescemos, porque fomos desafiados, tivemos que experimentar situações difíceis, a partir daí descobrimos nossas capacidade, desenvolvemos virtudes e percebemos muitas coisas. Segundo, funciona com contraste para a Luz ser percebida. Sem o escuro a Luz não aparece, assim como a lucidez só é percebida devido ao contraste com as trevas, com a ignorância. De que vale o show de fogos de artifícios na claridade do dia?
A figura de Lúcifer - o que traz a Luz, a estrela da manhã - que é considerado o príncipe do caos, das trevas, tem uma função divina. NA HORA OPORTUNA, nosso EU Superior nos entrega a ela, que faz seu serviço e nos devolve ao Espírito Uno. “Você estava na ignorância, nas trevas e eu lhe trouxe o sofrimento para lhe trazer o caminho, a Luz. Depois de fazer meu trabalho de sensibilização eu entrego você para Deus, e quando estiver no colo dEle, você vai me agradecer e perceber que fui seu melhor amigo.” OU SEJA, Lúcifer é a outra face do Espírito Uno EM NÓS. É outro aspecto divino que trabalha para nossa percepção, para a organização de nosso caos. TUDO É ESPÍRITO UNO: o organizado e o caótico, a lucidez e a ignorância, o paraíso e o inferno.
Portanto, a organização do caos é fatal. Todavia, é fundamental e existência do caos, uma vez que ele próprio serve de estímulo para sairmos dele quando não temos outra opção.
O uso da inteligência para sair do caos
O "ordem" origina-se do caos...
Embora o caos funcione como estimulante, não é a única via de que dispomos para sairmos dele. Ele só entra em cena quando não entendemos outra linguagem. Na medida em que despertamos as qualidades do Espírito, na medida em que expandimos a Consciência e a lucidez, na medida em que aprendemos a nos valer da inteligência, do bom senso, a dor pode perfeitamente deixar de funcionar como estimulante. Por exemplo, os pais querem e insistem para que seu filho único faça Administração para gerir os negócios da empresa, mas o temperamento e a habilidade dele indicam que ele siga o caminho da música. O filho detesta duas coisas: magoar os pais e lidar com negócios. Sem dúvida, trata-se de uma situação que envolve caos. No entanto, na hora de decidir, lançando mão de sua inteligência de seu bom senso, o filho opta pela música. O desconforto proveniente da frustração dos pais será fácil e totalmente superado ante a sensação de realização que experimentará. Supondo que o filho escolha agradar os pais, fatalmente o caos se estabelecerá na empresa, na vida dos pais e principalmente na dele.
O estímulo da realização
Quando experimentamos a organização, isto é, quando em determinada área de nossa vida as coisas vão bem, o estímulo do caos não faz sentido, já que não existe caos ali. Agora, o papel do estímulo para ir adiante, na direção de crescimento, do desenvolvimento, de uma maior realização, da expansão da Consciência, do estabelecimento de virtudes, é da sensação de realização. Por exemplo, uma empresa que está sendo lucrativa é mais estimulada a investir nela. Uma comida saborosa, que lhe faz bem,  estimula você a consumi-la. Se uma pessoa sente que o seu temperamento é inclinado para determinada área, seja o ensino, a arte, o esporte, a economia, a medicina, a pesquisa científica, seja lá que atividade for, mais ela será incentivada, estimulada a aprender tudo o que se referir a essa área. É assim que surgem os grandes profissionais, artistas, sábios, mestres, gênios, especialistas. Sabe aquela expressão “ele é o cara?” É isso aí.
O EU Superior impões Sua vontade
O EU Superior, ou EU Espírito, por ser a ligação direta com o Uno em nós, impõe sua vontade e domina as situações no caminho da estruturação do ego. É por isso que ninguém está perdido.  Por conseguinte, ninguém precisa ser salvo, A experiência pela qual cada um está passando, por mais caótica que seja, está sob cuidado do EU Espírito, que quer desenvolver aí alguma virtude, alguma faculdade, no sentido de a pessoa sair DO PRÓPRIO caos, da ignorância, estruturando, dessa forma, aquela área de sua vida. Então, a caos é o estímulo que o EU Espírito utiliza para sair da inércia.
A Alma, por intermédio do EU Superior, domina o mundo da realização, o mundo que realiza o plano original, o plano da verdade, plano este desprovido de qualquer caos, desprovido, em última instância, de qualquer ilusão. TODO caos é uma ilusão, dado seu caráter transitório. No processo da superação da ilusão, alinhando todas as partículas desajustadas da inversão inicial, os constantes processos de transformação, na indiferença às vozes externas, a Alma provoca em cada um de nós a estimulação e a obtenção do poder criador. Assim, com o tempo, é desenvolvida em nós a firmeza, a convicção, a certeza dos ditames do EU Superior.
É imperativo que o aparelho mental precisa ser disciplinado para que caminhe na direção dos anseios da Alma, gerando as transformações necessárias, diluindo o caos para que a estruturação se processe de acordo com o modelo original que cada qual traz EM SI. Sem dúvida, esse modelo original contempla as realizações. Realizar-se é conseguir fazer com que nossa força, nosso poder se imponha sobre o mundo externo, isto é, não permitir que as ilusões do caos sufoquem a expressão daquilo que é nosso por direito divino: a paz, a alegria, a prosperidade, a saúde, o amor.
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e das Sombras”.