Os CINCO sistemas da Sombra

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

 cinco sistemas da Sombra: da PROTEÇÃO, da SAÚDE, o SENSÓRIO, o AMBIENTAL e o CENTRAL.
Apesar de todos os sistemas se situarem em uma região definida, SEU CAMPO DE AÇÃO se amplia e se retrai dependendo da influencia da mente.
O sistema da PROTEÇÃO, ou GUARDIÃO, é o sistema que possui os poderes, as funções encarregadas da proteção da integridade da individualidade. Ele cuida da proteção do Corpo, dos sistema imunológico, da vida, da defesa frente a energia maléficas tanto daqui quanto do astral. É um sistema generalizado, sem localização fixa em nosso Corpo. Ele trabalha em volta do Corpo, na aura, e exerce influência dentro do Corpo. Por isso é difícil localizar o sistema imunológico. A medicina só o percebe no generalizado, ou seja, no sague que vai para todos os órgãos, mas não consegue localizá-lo num órgão fixo.
O sistema da SAÚDE, como o próprio nome diz, é o responsável pela saúde do Corpo físico como do Corpo astral. Em caso de comprometimento da saúde, ele tem a função de restauração, de cura. É o sistema responsável pela manutenção da juventude e da disposição, pelo abastecimento energético, pela alimentação, enfim, por tudo o que diz respeito à estrutura do Corpo e à sua manutenção. Ele mantém a saúde, mas quando ela está comprometida, esse sistema vai usar seu poder de manutenção, que é a capacidade regeneradora. É o sistema que cuida da coordenação, da nutrição de todas as células. Ele tem o modelo organizador biológico no períspirito, que coordena o Corpo astral e o Corpo físico, suas formas e funções por intermédio da evolução. O modelo organizador biológico contém o modelo original divino. Nossa saúde pode estar comprometida, mas nosso modelo original é perfeito. Nas complicações da saúde ele vai trabalhar sempre no sentido de voltar ao modelo original. Uma pessoa pode estar doente, depressiva, velha, gorda ou magra demais, mas no modelo original é saudável, jovem e esbelta. O sistema da saúde trabalha dentro da pele.
O sistema SENSÓRIO lida com todo o sistema sensorial. Diz respeito a tudo que envolve a afetividade, a estabilidade do corpo emocional e a harmonia da sexualidade. É responsável pela reprodução, pela relação sexual, pelo erótico, pelo envolvimento amoroso, em qualquer situação, e pela maneira como lidamos com nossa afetividade diante do ambiente e do mundo. É o sistema responsável pela área da sensibilidade, que envolve os cinco sentidos e o sexto, que é a mediunidade. É o sistema da Sombra que fixa em nossos Corpos a Alma, que é a detentora de todas os sensos, inclusive do sendo de realidade. É onde a Alma se expande. É o que faz com que tenhamos Consciência da realidade. Sem ele a realidade não seria percebida. 
Essa Sombra é o violão onde a Alma toca a música. É a caixa do instrumento, que reverbera o som das cordas tocadas pela Alma. É o ouvido que ouve e devolve a beleza do som para a Alma. É o espaço onde a Alma se movimento, ou seja, a Alma não só faz, como sente que faz. É o reflexo da sensibilidade humana. Essa é sua função. Por isso ela vai lidar com o sexo, com o afeto, com as grandes energias, porque os grandes impulsos fluem nela. Sem ela não há sensações. Podemos estar com raiva e não sentir raiva. Podemos ter amor e não sentir o amor. A raiva e o amor estão em nós, mas podemos não senti-los, porque trancamos nossa sensibilidade. A Sombra sensória é o campo que abre e faz repercutir as vibrações, que são as sensações. Ela reporta tudo ao cérebro. Em função disso, a Psicologia trata os problemas afetos a essa área como os mais graves, especialmente os que dizem respeito ao relacionamento afetivo sexual.
O sistema AMBIENTAL, é o sistema que nos provê e nos abastece. É o que lida com o ambiente, com a prosperidade, com a parte econômico-financeira, com o dinheiro e suas consequências, com a carreira profissional, com as posses materiais, com a abundância, com as condições do desenvolvimento, com as situações progressistas necessárias para a realização da Alma. Ele também provê as relações sociais e cuida dos caminhos da magia.
Para o sistema da Sombra, a ambiente não é considerado separado da gente. Se repararmos bem, do ponto de vista ecológico e biológico, verificaremos que realmente não há separação, pois não conseguimos viver sem o oxigênio, sem a água e a comida. Não só o ambiente físico faz parte de nós, como também o ambiente social é a extensão de nosso Corpo. O social é um universo em nós de oportunidades de atrair pessoas, casamentos, filhos, trabalhos, que podem ser tanto positivas como negativas. No sistema ambiental está o fluxo do caminho, do destino, porque tudo é um fluir no ambiente, seja neste mundo ou em qualquer outro, pois o ambiente sempre existirá. 
O sistema CENTRAL, a Sombra do Centro congrega as condições de equilíbrio geral em todos os níveis. Ele alimenta os outros sistemas. É o mais importante e poderoso de todos. É o governante e coordenador dos demais sistemas, da Alma, do Eu Superior, dos subconsciente.
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e das Sombras”.